Isinbayeva recorre a Bandeira Olímpica para disputar a Rio-2016

Da Redação
Hoje em Dia - Belo Horizonte
17/06/2016 às 14:27.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:56

(Adrian Dennis)

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) confirmou nesta sexta-feira (17) que manteve a suspensão da Rússia para todas as competições internacionais de atletismo graças ao escândalo de doping envolvendo atletas do país.

Com isso, o país pode ficar de fora da modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Porém, os atletas que não caíram no exame antidoping ainda tem uma possibilidade de participar da principal competição esportiva do planeta sob bandeira olímpica.

Leia mais

Na próxima semana, no entanto, o Comitê Olímpico Internacional (COI) poderá dar uma nova chance aos "atletas limpos".

Uma comissão se reunirá na terça-feira (21) para decidir se russos que nunca testaram positivo para substâncias proibidas, como a recordista mundial do salto com vara Yelena Isinbayeva, poderão competir sob a bandeira olímpica. A decisão final, no entanto, está na alçada da IAAF.

A solução seria única maneira de atleta disputar tricampeonato olímpico do salto com vara. Bicampeã olímpica em Atenas 2004 e Pequim 2008, Isinbayeva é dona de 28 recordes mundiais.

Se Isinbayeva conseguir o direito de competir pela bandeira olímpica não será o primeiro caso na história do esporte.

Em Moscou 1980, o próprio presidente da IAAF, o britânico Sebastian Coe, competição nas Olimpíadas sob a bandeira olímpica quando os Estados Unidos encabeçaram um boicote de vários países aos Jogos da União Soviética.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por