O rombo no caixa do Cruzeiro nos últimos anos atrapalhou o clube no cumprimento de pagamentos importantes não só com as partes que fizeram negócio com a Raposa, mas também com os atletas. O vice-presidente de futebol celeste, itair Machado, revelou alguns compromissos da antiga diretoria e que não foram cumpridos como deveriam ser. Dentre eles o pagamento do “bicho” pela conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil, em 2017.
“Da Copa do Brasil, ninguém recebeu nada. Aliás, recebeu. Eu reuni os jogadores e parcelei em 10 pagamentos. A primeira a partir de abril, vencendo em maio. Então, nós estamos pagando”, revelou Itair Machado em entrevista ao programa Resenha de Boleiro, da Rádio Itatiaia.
Sobre os compromissos com os atletas a partir de 2018, Itair comentou que haverá a quitação de um pagamento importante nesta segunda-feira (27): a premiação pela conquista do Campeonato Mineiro desta temporada.
“Única coisa que não pagamos, mas que devemos pagar é o bicho do Mineiro na segunda. Porque os jogadores para trás, ganharam tudo e não receberam nenhuma premiação. Na administração atual, estamos em dia”, completou.
No começo deste ano, Itair Machado já havia dito que a diretoria anterior deixou dívidas de salários com alguns atletas. Um desses, o zagueiro Dedé, ainda de acordo com o atual vice de futebol, tem uma situação um pouco complicada, mas já acordada com os atuais comandantes do clube.
“Deve sete meses de imagem ou seis atrasados. Salário, três meses (outubro a dezembro de 2017). O Cruzeiro tem seis ou sete atletas que ainda é imagem. Na minha gestão, todas as contratações que estamos fazendo, estamos colocando os 40%, porque você economiza muito. No ano, se colocar o grupo todo e colocar 40% de imagem, você economiza quase R$ 20 milhões”, explica.
Como houve citação do trabalho da antiga diretoria, a reportagem do Hoje em Dia tentou contato com o ex-presidente celeste Gilvan de Pinho Tavares. No entanto, ele não atendeu aos contatos.
Ao Globoesporte.com, Gilvan preferiu não entrar muito no assunto abordado por Itair, mas respondeu à sua maneira. “Ele passou a mandar no Cruzeiro há pouco tempo, como se fosse dono da verdade. Chegou há alguns meses no Cruzeiro. Ele era dono do Ipatinga e veio para o Cruzeiro. Não quero mais me desgastar com o Itair. Nem responder. Deixa ele fazer o que ele quiser. Falou que, pelo que me disseram, que irá arrebentar com as contas do Cruzeiro. Vai passar pelo conselho deliberativo, fiscal, desrespeitar o estatuto. Não quero mais me desgastar com isso”, disse ao GE.