A primeira semifinal da chave feminina de Roland Garros foi definida nesta terça-feira. A sérvia Ana Ivanovic e a checa Lucie Safarova confirmaram a condição de favoritas nas quartas, passaram pela ucraniana Elina Svitolina e a espanhola Garbine Muguruza, respectivamente, e agora duelarão pelo direito de ir à decisão do Grand Slam francês.
Na primeira partida do dia, Ivanovic, cabeça de chave número 7, não teve maiores dificuldades para eliminar a jovem Svitolina, 19.ª favorita, de apenas 20 anos, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, em 1h15min de partida. Esta é a primeira vez que ela chega à semifinal em Paris desde 2008, quando foi campeã.
Para isso, Ivanovic contou com um apoio especial vindo das arquibancadas, do namorado Schweinsteiger, do Bayern de Munique, que acompanhava a partida na quadra Philippe-Chatrier. Embalada, a sérvia confirmou quatro quebras de serviço, emendou 37 winners, contra somente oito da adversária, e passeou em quadra.
Sua adversária na próxima fase teve um pouco mais de dificuldade, mas também avançou em somente dois sets. Safarova, cabeça de chave número 13, fez 7/6 (7/3) e 6/3 diante de Muguruza, 21.ª favorita, para alcançar somente sua primeira semifinal em Roland Garros, sendo a segunda em um Grand Slam - já havia ido à semi de Wimbledon em 2014. Ela ainda busca seu primeiro título desta importância na carreira.
O jogo foi bastante equilibrado, principalmente no início, já que no primeiro set não houve quebra de ambos os lados. Depois de vencer no tie-break, Safarova confirmou um break point no início da segunda parcial, viu a adversária devolver, mas logo voltou a quebrá-la para arrancar para o triunfo.
http://www.estadao.com.br