Depois de tantas lutas do reality show The Ultimate Fighter (TUF), no card preliminar, finalmente foi decidido o vencedor da categoria pesos pena (até 66kg) do UFC. E o campeão do primeiro reality show do UFC no Brasil foi o cearense Rony Jason, que venceu nos pontos seu conterrâneo Godofredo Pepey.
Logo em sua entrad,a Rony Jason subiu no octógono chorando cativando ainda mais o público que já estava ao seu lado. Além disso, o lutador, ao ser apresentado por Bruce Bufer, fez o gesto de seu mentor Minotauro que assistia a luta entre os torcedores. Já Pepey entrou sob vaia da torcida, mas nada que atrapalhasse sua concentração.
Com mais torcida, Jason começou a luta dominando o centro do octógono. Mas Pepey rapidamente inverteu a situação e levou seu adversário para a tela. Novamente um inversão nos papéi., Jason, que é mais forte fisicamente, colocou a luta para baixo e caiu por cima. No chão, Pepey tentou uma quimura forçando o braço esquerdo de Jason, que resistiu com apoio da torcida. Com aluta pouco movimentada, o árbitro mandou que os dois se levantassem faltando pouco mais de um minuto. Em pé, Jason acertou um chute frontal no queixo de Pepey, que ficou tonto. Aproveitando a brecha, Jason colocou novamente a luta no chão segurando seu adversário por baixo até a buzina soar.
Depois de ter perdido o primeiro round, Pepey voltou mais agressivo no segundo. Dominando o centro do octógono e, caminhando sempre para a frente, mantinha Jason circulando. Quando finalmente encostaram um no outro, Pepey puxou para a guarda, ficando com as costas no chão. Jason, com apoio da torcida, aproveitou para castigar seu conterrâneo. Mas depois ficou de pé e pediu que Pepey também se levantasse. Faltando dois minutos para o fim do round, os dois finalmente partiram para a trocação, Jason acertou um forte cruzado que levantou a torcida, mas Pepey não acusou o golpe. Com a vantagem em mais um round, Jason seguiu girando no octógono sem sofrer perigo até o fim da parcial.
No terceiro e último round Pepey precisava mostrar que ainda estava vivo, mas quem tomou a iniciativa foi Jason que acertou um cruzado de direita no rosto de Pepey e depois um joelhada voadora, mas seu adversário seguia não acusando os golpes. Faltando três minutos para o fim da luta, Pepey teve que partir para cima para buscar um nocaute. Mas com a guarda baixa e se esgrimando com muita qualidade, Jason seguiu melhor e acertando os melhores golpes. Faltando dois minutos para o fim do round Pepey, no desespero, tentou puxar a guarda, mas Jason não deixou. Com a vitória em mãos, Jason levou pela segunda vez no combate um chute na genital. Como manda a regra, o árbitro interrompeu o combate até o lutador se recuperar. De volta a luta, Jason apenas esperou que o tempo acabasse para comemorar com a torcida.
Na decisão dos árbitros, vitória unânime para Rony Jason. Com o título dos penas do TUF e sua 12ª vitória no cartel, Jason cumpre a expectativa depositada nele e abre caminho para um futuro promissor. O mesmo pode se dizer de Pepey, que apesar do primeiro revés na carreira, mostrou se assimilar bem a derrota,e poderá ser um dos grandes nomes brasileiros na elite do MMA