Aos 18 anos, o tenista brasileiro João Fonseca alcançou um feito histórico nesta terça-feira (14) ao vencer o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, por 3 sets a 0, na estreia da chave principal do Australian Open. Com parciais de 7/6 (1), 6/3 e 7/6 (5), o jogo durou 2h23min e garantiu ao jovem a vaga na segunda rodada, onde enfrentará o italiano Lorenzo Sonego nesta quarta-feira (15).
“É a minha primeira vez jogando um torneio tão grande, então estou só aproveitando. Quero agradecer muito a essa torcida incrível. Têm muitos brasileiros aqui torcendo por mim e foi um momento incrível”, declarou Fonseca após a partida, ressaltando o apoio dos compatriotas na arquibancada. A vitória foi a 14ª consecutiva desde que se tornou profissional, em 2024.
O triunfo também projetou Fonseca ao top 100 do ranking mundial de tênis, aparecendo provisoriamente na 98ª posição. O jovem, que chegou ao torneio como 112º colocado, vem em ascensão após dois títulos seguidos no Next Gen ATP Finals e no Challenger de Camberra.
Com o reconhecimento crescendo internacionalmente, até o perfil oficial do Australian Open destacou o brasileiro como “especial”. Agora, Fonseca se prepara para mais um desafio no Grand Slam, determinado a continuar fazendo história em Melbourne.
Leia mais