Jogos do Rio marcam recorde de modalidades com medalhas de brasileiros

Rodrigo Gini e Henrique André
esportes@hojeemdia.com.br
19/08/2016 às 10:46.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:27

(William West/ AFP)

Quando Martine Grael e Kahena Kunze cruzaram a linha de chegada da regata decisiva da classe 49er FX, na raia da Marina da Glória, superando por apenas dois segundos a tripulação da Nova Zelândia, não apenas escreveram história por se tornarem as primeiras mulheres brasileiras a conquistar o ouro na vela e pelo fato de o país ter, pela primeira vez, pai e filha campeões olímpicos – Torben Grael venceu a Star em Atlanta-1996 e Atenas-2004). 

Mais do que isso, o país estabeleceu uma marca inédita, que reafirma a diversidade da delegação e o fato de que não somos mais reféns de uma ou outra modalidade. Considerando o futebol masculino, que vai jogar amanhã pelo ouro, mas já tem ao menos a prata assegurada, 10 esportes diferentes contaram com a bandeira brasileira no pódio. Desempenho que superou o obtido em Londres-2012.

Em casa, a canoagem de velocidade passou a fazer parte da galeria de conquistas graças a Isaquias Queiroz. O boxe reafirmou o bom momento depois de um jejum de 44 anos encerrado há quatro anos. E o tiro esportivo, graças à prata de Felipe Wu na pistola de ar de 10m, voltou a figurar na elite passados 76 anos das medalhas precursoras de Antuérpia-1920.

O próprio Torben, do alto de suas seis participações olímpicas e cinco medalhas, reconheceu que a situação de Martine e Kahena não era das mais fáceis, já que estava em jogo uma sequência de seis edições dos Jogos com medalhas da vela. Mas as novatas fizeram valer a condição de campeãs mundiais e o fato de navegar em águas conhecidas para, na última bóia, superar neozelandesas (prata), dinamarquesas (bronze) e espanholas – as quatro tripulações chegaram à medal race em condições de ficar com o ouro.

Pode aumentar

E a lista de modalidades, que tem ainda atletismo, judô, vôlei de praia e natação (maratona aquática), pode aumentar nos três últimos dias de disputa. Vôlei de quadra masculino, hipismo, pentatlo moderno (com Yane Marques) e taekwondo estão na briga e com chance de melhorar o percentual de modalidades com medalha, que chegou aos 25,4% – são 39 no total.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por