Antes de ter fechado contrato com Ronaldinho Gaúcho em junho de 2012, o Atlético tentou trazer outro nome de peso no futebol internacional, mas que estava igualmente em baixa. O agora prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, relembrou do dia que foi até a casa de Adriano Imperador.
A história já foi tornada pública ainda em 2012, quando Adriano havia deixado o Corinthians - ele fez o gol da vitória contra o próprio Galo, que praticamente selou o título do Brasileirão. Mas, em 23 de janeiro passado, Kalil revelou um detalhe da proposta, em entrevista ao jornalista Cosme Rímoli, do portal R7: foi ao Rio ao lado do ex-atacante Guilherme Alves, um dos maiores artilheiros da história do Galo.
"O projeto do Adriano eu propus para ele, dentro da casa dele, antes do Ronaldinho. E ele não quis. Dentro da casa dele, num condomínio fechado na Barra da Tijuca, onde estava o Guilherme, ex-centroavante do Atlético, eu e ele. Falei: 'vou te recuperar lá no Atlético'. Aí depois o empresário dele me ligou e eu disse: 'Dois eu não vou acertar, o Atlético só acerta um por década", disse Kalil.
Adriano acabou acertado com o Flamengo meses depois. Um cenário que o jogador quer que se repita. Atualmente, o Imperador se prepara fisicamente para tentar um novo recomeço no futebol. Seu último clube foi o Miami United, em 2016.
Auxiliar de Kalil na tentativa de recuperar o Adriano, o ex-atacante Guilherme Alves foi recentemetne dispensado da Portuguesa-SP.