Os últimos dias do ano correspondem também à época na qual a Federacão Catalã de Futebol pode disputar amistosos sem reprimendas da Fifa. A região faz parte da Espanha e vive em discussão à cerca de uma possível independência. Se o contexto político é completamente avesso à separação, o futebolístico é um pouco menos irredutível. Por isso a Catalunha traduz seu nacionalismo em campo, no amistoso contra o País Basco, neste domingo.
A convocação anunciada nesta terça-feira (23) é recheada de jogadores do Barcelona, como não poderia deixar de ser. Montoya, Piqué, Jordi Alba, Busquets, Xavi, Bartra, Sergi Roberto e Jordi Masip são os profissionais lembrados pelo técnico Gerard López, além de Sergi Samper, que ainda atua nas canterasdo Barcelona.
Atletas de Celta de Vigo, Espanyol, Getafe, Granada, Real Sociedad, Sevilla e Villarreal completam a lista de 22 nomes que enfrenta a seleção basca neste domingo. O representante do País Basco, que também faz parte da Espanha e discute independência, deve contar com estrelas do tamanho de Íñigo Martínez e Mikel Arruabarrena.
O amistoso está marcado para o renovado Estádio San Mamés, casa do Athletic Bilbao, às 14 horas (de Brasília) de domingo. O último encontro, disputado em 2007 terminou em 1 a 1 em Bilbao.