O zagueiro Leonardo Silva já deixou de ser um simples jogador para o Atlético. Imortalizado em conquistas do clube, o veterano defensor segue em busca de mais marcas históricas no Galo. No último domingo, contra a URT, ele chegou ao 290º jogo com a camisa alvinegra. E agora, faz contagem regressiva para atingir um número de presenças raro na história recente do clube.
Nesta quarta-feira, diante do Libertad, pela Libertadores, Léo Silva entra em campo para o primeiro de 10 capítulos que lhe faltam para chegar ao jogo de número 300 vestindo preto e branco. Perto de completar 38 anos, em julho, na sétima temporada seguida pelo Atlético, o capitão e herói da Libertadores conta os dias para atingir um feito que se viu pela última vez, no Galo, há 12 anos.
Na lista de jogadores que defenderam o Atlético por 300 ou mais partidas, o último integrante é o aposentado atacante Marques. Outro ídolo da torcida, o ex-jogador pendurou as chuteiras no Galo, registrando um total de 386 jogos. Um dos maiores artilheiros da história do Galo realizou o 300º jogo em junho de 2005, contra o Paraná Clube, pelo Campeonato Brasileiro. Treinado por Tite, o alvinegro perdeu de 1 a 0 na Vila Capenema e o meia-atacante Maicosuel entrou no segundo tempo pelo time curitibano.
Naquele ano, o Atlético só guarda péssimas lembranças, com o rebaixamento para a Série B. Depois, o Galo retornou à elite, mas até a chegada de Leonardo Silva, em 2011, fracassos em campo levou a alta rotação do elenco. O atacante Diego Tardelli, talvez o maior sucesso do elenco antes desta era vitoriosa da década, conseguiu chegar a 219 jogos pelo clube.
Leonardo Silva, se não tiver nenhum problema para entrar em campo pelo Galo, deve realizar o jogo 300 no clube diante da Ponte Preta, em casa, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Até lá, haverá mais duas partidas pela Libertadores (Sport Boys e Godoy Cruz), os clássicos da final estadual e o duelo das oitavas contra o próprio Paraná (ida e volta em ambos), além das duas primeiras rodadas no Brasileirão, diante do Flamengo e do Fluminense.
VICTOR E ROCHA
Leonardo Silva, ao lado de Giovanni, é o jogador há mais tempo contínuo no Atlético. Entretanto, o atual membro do plantel alvinegro que estreou há mais tempo é o lateral-direito Marcos Rocha, que também deve fazer o jogo de número 300 ainda este ano. Assim como o goleiro Victor. Ambos possuem 273 partidas pelo Atlético, sendo que o goleiro chegou em 2012, mas, como de costume da posição, conseguiu fazer muitos jogos seguidos.
Em 2015, por exemplo, o santo atuou em todas as partidas do Galo na temporada. Com a lesão neste ano, recuperada há pouco, ele acabou sendo alcançado por Rocha.
Veja a lista de alguns jogadores do Atlético com mais de 300 jogos
João Leite - 684
Vanderlei Paiva - 559
Luisinho - 537
Vantuir - 507
Kafunga* e Paulo Roberto - 504
Grapete - 486
Reinaldo - 475
Afonso Silva - 464
Toninho Cerezo - 400
Paulo Isidoro - 399
Marques - 386
Eder Aleixo - 368
Sergio Araujo - 360
Jorge Valença - 333
Zé do Monte - 320