A Conmebol utilizará o sistema de impedimento semiautomático na final da Libertadores entre Atlético e Botafogo no sábado (30), no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. A tecnologia é a mesma que foi utilizada na Copa do Mundo do Catar, em 2022.
A informação foi trazida por Carlos Eugênio Simon,ex-árbitro e atual comentarista de arbitragem no canal fechado ‘ESPN Brasil’.
“Com esse método o árbitro toma a decisão muito mais rápido, tem gráficos que são expostos no telão do estádio e a televisão mostra tudo. É por um centímetro o impedimento, imagem 3D, não deixa dúvida nenhuma”, explicou Simon.
Até sábado, a Conmebol realizará testes e ajustes para que o processo tenha eficácia durante a inédita decisão da competição continental. O quadro de arbitragem que atuará com esse sistema já está definido com um quinteto argentino.
Apita o jogo o Facundo Tello, auxiliado por Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade. No VAR estará Mauro Vigliano. Fechando a comissão aparecem Yael Falcón e Cristian Navarro, quarto e quinto árbitros, respectivamente.
Leia mais