Maior definição da última rodada do Estadual será apontar quarto semifinalista

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
07/04/2017 às 17:21.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:03
 (Ricardo Bastos)

(Ricardo Bastos)

Última rodada de uma competição com brigas em todos os extremos da tabela é o cenário perfeito para quem gosta de futebol. Isso não acontecerá no Campeonato Mineiro, pois os seis jogos deste domingo (9) definirão apenas mais um semifinalista e os três clubes classificados à Série D do Brasileirão do ano que vem.

Isso porque o primeiro lugar geral já é do Atlético, o segundo, do Cruzeiro, o América está classificado e dificilmente deixará de ser o terceiro, e Tricordiano e América-TO estão rebaixados ao Módulo II do Estadual.

Nem por isso, a calculadora deixará de entrar em campo neste domingo. E dos seis confrontos que serão disputados, apenas um não valerá nada, a não ser a lanterna. É entre os rebaixados América-TO e Tricordiano, únicas equipes que ainda não venceram na competição, às 10h, no Estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni.

Emoção
A partida mais emocionante será disputada às 16h, no Estádio Almeidão, em Tombos. Estarão em campo duas (Tombense e URT) das três equipes que brigam pela última vaga nas semifinais do Campeonato Mineiro.

A URT tem grandes chances de se classificar até com um empate. Neste caso, só perderá a vaga para a Caldense caso o time de Poços de Caldas goleie o Atlético, também às 16h, no Ronaldo Junqueira, por pelo menos quatro gols de diferença.

Portanto, a Caldense dificilmente se classificará caso a URT não perca para o Tombense. Mas o ideal, para o time de Poços de Caldas, é que a derrota do time de Patos, se ocorrer, seja pelo placar mínimo.

Isso porque Caldense e Tombense têm campanhas idênticas. A Veterana está à frente apenas pelo número de gols marcados (11 a 8). Assim, se os dois vencerem seus jogos, a última vaga nas semifinais será decidida no saldo de gols ou no número de gols marcados.

Série D
Se a classificação às semifinais ainda não foi assegurada, pelo menos a presença na Série D do Campeonato Brasileiro do ano que vem URT e Caldense já têm garantidas (o Tombense joga a Série C). A outra das três vagas que o Estadual distribui na Quarta Divisão nacional é disputada por Uberlândia, Villa Nova e Democrata-GV.

O Uberlândia, que recebe o Tupi, às 16h, no Parque do Sabiá, precisa apenas de um empate para disputar a competição nacional no ano que vem.

Isso dificulta demais a vida principalmente do Villa Nova, que pode ser considerado, na prática, o único a ameaçar o Uberlândia, pois o Democrata-GV tem três pontos a menos que o time do Triângulo e sete gols de diferença no saldo. E seu adversário neste domingo será o Cruzeiro, às 11h, no Mineirão, na partida que marca a volta do goleiro Fábio após oito meses afastado dos gramados por contusão.

O Villa Nova encara o América, às 16h, no Independência, obrigado a vencer e precisando de derrota do Uberlândia para garantir presença na Série D.

O Coelho já está classificado para as semifinais e até com um empate deve se manter na terceira posição e encarar o Cruzeiro na próxima fase.

O único que pode lhe jogar para o quarto lugar é a URT. A maneira mais fácil disso acontecer é com uma vitória do time de Patos de Minas e derrota do América.

Para ultrapassar o Coelho, caso ele empate, a URT terá que vencer o Tombense por quatro ou até cinco gols de diferença, dependo dos tentos marcados por cada um neste domingo.

A última rodada do Campeonato Mineiro tem pouca coisa em disputa, mas muita conta para ser feita na tarde deste domingo. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por