Dicas para a prática

Beach tennis: saiba como prevenir lesões e aproveitar o esporte do verão

Especialistas explicam impactos das práticas, detalham contusões e dão dicas de cuidado

Do HOJE EM DIA
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 09/01/2025 às 19:45.Atualizado em 09/01/2025 às 19:45.

Com o verão em alta e em meio às férias, muitos brasileiros aproveitam para praticar um esporte que tem se popularizado cada vez mais no país: o beach tennis. Apesar da facilidade para iniciar no esporte, é fundamental que os praticantes tomem alguns cuidados, especialmente se não forem familiarizados com exercícios na areia e no calor, como explica Flávia Magalhães, médica e nutricionista, especialista em gestão de saúde e performance de atletas.

“A areia oferece instabilidade devido à sua superfície irregular e macia, o que dificulta a movimentação, causando entorses de tornozelo e levando a uma maior exigência física. E tem ainda o impacto constante pelos saltos, que podem sobrecarregar as articulações. O calor e a exposição ao sol também aumentam o risco de lesões de várias maneiras, por desidratação, fadiga, queimaduras solares e alterações cognitivas. É importante fazer os ajustes contínuos de hidratação, alimentação e repouso. Também devemos ter atenção às roupas adequadas, uso de filtro solar e proteção aos olhos”, esclarece.

Evany Salvador, fisioterapeuta associada à Sonafe (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e Atividade Física), detalha que as contusões sofridas por amadores no beach tennis são em sua maioria relacionadas à irregularidade da prática.

“As lesões em praticantes recreativos são de maioria crônicas (61,1%), isso ocorre devido à prática irregular em frequência e intensidade (número de jogos na semana, número de horas de treino e jogos, frequência semanal, intensidade dos jogos), o que não permite que as estruturas musculotendíneas se adaptem e se recuperem quando submetidas a altas cargas de atividade, de forma não gradual ou contínua. Os membros superiores, como ombro, cotovelo e punho são os locais mais exigidos e afetados pelas lesões, pelo fato que o beach tennis é jogado com movimentos acima da cabeça, incluindo saques, movimentos defensivos e ataques, o que aumenta a demanda de trabalho nessas articulações”, analisa a fisioterapeuta.

Por conta disso, alguns cuidados são recomendados para evitar lesões durante a prática do esporte, seja amador ou profissional.

“Para prevenir lesões no beach tennis e em qualquer esporte devemos realizar um bom aquecimento, realizar trabalhos de força, alongamento. Além disso, aperfeiçoar as técnicas de jogo também pode amenizar os riscos de lesão. Faz parte ainda da prevenção o repouso, a hidratação e a nutrição adequados”, finaliza Flávia Magalhães.

Confira mais dicas para prevenir lesões:

  • Adequar o volume e horas semanais de treinos e jogos: o aumento de treino e jogos deve ser feito de forma progressiva e acompanhar o nível de preparo físico do praticante. A sobrecarga de treinamento gera um efeito cumulativo e microtraumas repetitivos que podem ser fatores de risco para as lesões musculoesqueléticas;
  • Corrigir o gesto esportivo: algumas lesões ocorrerem por um gesto esportivo errado ou ineficiente; manter uma rotina de treinos com professores capacitados pode diminuir esse risco, principalmente as lesões de membro superior;
  • Fazer um trabalho de fortalecimento muscular orientado: aumentar a capacidade muscular de membros inferiores, tronco e membros superiores pode ser um fator protetivo;
  • Aquecimento antes de treino e jogos: é necessário realizar uma rotina de aquecimento antes de treinos e a cada pausa, mesmo que já tenha jogado ou treinado antes;
  • Buscar tratamento para as lesões antigas: a maior chance de se ter uma nova lesão é já ter se lesionado antes. Fazer o tratamento correto, com fisioterapeutas e médicos do esporte,  diminui sua chance de lesionar novamente o mesmo local ou outra articulação/musculatura próxima.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por