Em quadra

Campeonato Mineiro masculino de vôlei começa nesta semana

Letícia Lopes
esporte@hojeemdia.com.br
Publicado em 12/09/2022 às 08:00.

(Sada Cruzeiro Vôlei)

Oito equipes masculinas de vôlei se preparam para o início do Campeonato Mineiro. A Federação Mineira de Vôlei (FMV) divulgou os times que irão participar da competição, que começará nesta terça-feira (13) e conhecerá seu vencedor no dia 16 de outubro. A estreia será disputada entre Sada Cruzeiro, atual campeão, e Osasco, equipe convidada, no Ginásio do Riacho, em Contagem, às 20h. 

Entre os oito participantes, Sada Cruzeiro, Itambé Minas, América, Azulim, Araguari e Olympico são os grupos mineiros, e os times Brasília e Osasco são os convidados. 

O Campeonato acontecerá em três fases: classificatória, semifinal e final. Na primeira, todos os times se enfrentam, e o mando de quadra será estabelecido pela FMV. A segunda será disputada entre os quatro times de maior pontuação na primeira fase. A finalíssima será decidida entre as duas melhores, e o terceiro lugar será disputado pelas duas equipes perdedoras da semifinal. 

A novidade deste ano e que tem animado os amantes do vôlei é o aumento no número de jogos e equipes. Só na fase classificatória serão 28 confrontos espalhados em cinco cidades e ginásios diferentes: Arena Unibh (Belo Horizonte), Riacho (Contagem), Poliesportivo (Araguari), Raul Belém (Monte Carmelo)  e Tancredo Neves (Montes Claros).

As estreias dos times, por chaves, serão entre Sada x Osasco, Itambé x Osasco, Osasco x Azulim, América x Sada, Araguari x Itambé e Brasília e Araguari. 

Equipes destaques e expectativas

Entre as equipes participantes, o finalista e campeão da Superliga 2021/2022, Itambé e Sada, respectivamente, são destaques. O primeiro é o maior vencedor da competição, com 20 títulos e o segundo já levantou a taça 13 vezes, sendo doze deles nos últimos doze anos. 

Para manter essa hegemonia, o Sada Cruzeiro iniciou seus treinos no dia 11 de julho e tem participado de amistosos. A equipe vencedora do Campeonato Mineiro, Supercopa, Mundial de Clubes, Sul-Americano e a Superliga do ano passado, seguirá com a base, mas apostou em quatro novas contratações. Tratam-se do central Lucão, dos levantadores Uriarte e Rodrigo Ribeiro e do ponteiro Vaccari. O comando continuará com Filipe Ferraz.

Um dos grandes nomes da temporada passada, o ponteiro e capitão Wallace demonstrou estar focado e animado para os trabalhos. Ele, inclusive, está encarregado de ajudar os novatos a se entrosar, tarefa considerada prazerosa por ele. “Logo vão começar a incorporar a mentalidade do time e vão ajudar muito na temporada. Todos estão muito dispostos e com muita vontade para essa nova empreitada, que será longa. Tivemos um bom descanso e eu, particularmente, volto totalmente energizado para essa temporada que inicia agora”.

(Agência i7 / Sada Cruzeiro)

O Itambé Minas também iniciou a pré-temporada em meados de julho e já realizou amistosos em preparação para a temporada. O time seguirá comandada por Nery Tambeiro, que junto a comissão técnica, optou por manter a maioria dos jogadores. Até o momento, o Itambé fez somente três novas contratações: o ponteiro Elian, o oposto André Saliba e o levantador Rhendrick.

Destaque da última temporada e um dos grandes nomes do elenco, o oposto Leandro Vissotto pretende continuar e melhorar seu trabalho para as próximas competições. “Esse ano é muito importante, muito intenso, com vários campeonatos a serem disputados e entre eles o Mundial de Clubes. Estamos nos doando ao máximo nesta pré-temporada para chegar na melhor forma e seguir brigando por títulos”, disse o atleta. 

(Eliezer Esportes/Minas Tênis Clube)

O vice-campeão do estadual entra em quadra no dia 14 de setembro, às 19h, na Arena UniBH, em Belo Horizonte.

Campeonato Mineiro feminino

A competição feminina ainda não tem data confirmada, mas a Federação Mineira de Vôlei garantiu que as informações serão dadas nas próximas semanas. Muito aguardada pelos torcedores, esta competição, assim como a masculina, conta com grandes atletas de relevância nacional. Sete delas, inclusive, estão com a Seleção Brasileira. 

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por