POUCA TRADIÇÃO

Catar disputa primeira Copa, enquanto Gales e Canadá retornam após décadas para segunda participação

Alecsander Heinrick
@alecshms
18/11/2022 às 16:21.
Atualizado em 18/11/2022 às 16:28
Canadá e Catar se enfrentaram em amistoso neste ano (Divulgação)

Canadá e Catar se enfrentaram em amistoso neste ano (Divulgação)

A Copa do Mundo que se inicia no próximo domingo (20) terá algumas seleções que nunca participaram, ou que poucas vezes se fizeram presentes no torneio. O Catar, dono da casa, participa pela primeira vez.

A seleção do Catar passou a disputar eliminatórias para a Copa do Mundo apenas em 1978, mas nunca havia conseguido se classificar. Para a Copa que ocorreu no Brasil, por exemplo, chegou na fase final, mas acabou em quarto lugar no grupo A. Nas eliminatórias da última Copa, em 2018, também chegou na fase final, mas fez campanha ainda pior e terminou em último no grupo. Agora, como sede da competição, garantiu de forma automática a vaga para sua primeira participação.

Outra quase estreante é o País de Gales, que participou apenas da Copa de 58, na Suécia, há 64 anos, e surpreendeu ao avançar de fase no grupo que tinha as donas da casa, que terminou em primeiro, Hungria e México, eliminadas. A seleção galesa acabou eliminada nas quartas de final para o Brasil, que viria a ser campeão naquele ano. Gales chega a Copa após passar pela repescagem europeia, eliminando a Ucrânia. A estrela do time é Gareth Bale, ex-jogador do Real Madrid e atualmente no LAFC, da MLS.

O Canadá é outra seleção que disputou apenas uma Copa, há 36 anos, em 1986. Na ocasião, os canadenses terminaram em último no grupo, com três derrotas e nenhum gol marcado. Ou seja, o Canadá buscará no Catar seu primeiro gol em Copas. Diferente de Gales, Canadá foi a melhor seleção da sua eliminatória, deixando os tradicionais México e EUA para trás. A estrela canadenses é Alphonso Davies, que é do Bayern de Munique.

A seleção de Senegal, que perdeu seu grande craque, Sadio Mané, vai apenas para sua terceira Copa do Mundo, mas será a segunda seguida do país. Outras seleções sem muita tradição em Copas são Gana e Equador, que vão participar apenas pela quarta vez. A última vez de ambas foi no Brasil, em 2014. 

Por outro lado ...

Na outra ponta da tabela, entre os países que mais vezes participaram, o Brasil lidera sendo o único que participou de todas as 22 edições até aqui. A Alemanha vem na sequência, com 20 participações, seguida da Argentina com 18. Fora da competição no Catar, a Itália também tem 18 participações.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por