SELEÇÃO BRASILEIRA

Dos últimos 5 títulos do Brasil na Copa do Mundo, em 3 tinha ao menos algum jogador de MG

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
21/11/2022 às 16:35.
Atualizado em 21/11/2022 às 16:47

(Reprodução/CBF)

O Brasil é a seleção com mais títulos de Copa do Mundo. São cinco títulos conquistados. Desses, três tinham ao menos um jogador que estava jogando em Minas Gerais. Para 2022, nenhum jogador dos times mineiros foi convocado.

A seleção brasileira foi campeã em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Apenas nos dois primeiros títulos, um representante de Atlético ou Cruzeiro não estava no grupo campeão.

No tricampeonato, nomes como Clodoaldo, Gérson, Rivellino, Jairzinho e Pelé chamavam a atenção e eram chamados de “Esquadrão”. No elenco campeão, estavam quatro jogadores que atuavam em Minas: Piazza, Tostão e Fontana pelo Cruzeiro; Dadá pelo Atlético.

Em 1994, o número de representantes dos times de Minas diminuiu. Apenas um jogador que atuava pelo Cruzeiro foi convocado: Ronaldo, logo aos 17 anos. O atacante, que hoje é o maior goleador brasileiro na Copa do Mundo, foi chamado por Zagallo após uma boa temporada pela Raposa.

No pentacampeonato em 2002, Galo e Cruzeiro estavam novamente representados. Pelo lado alvinegro, o escolhido para estar no grupo que viria a ser campeão foi o volante Gilberto Silva. Já do time celeste, o convocado foi Edílson Capetinha.

A última convocação de jogadores que atuavam em solo mineiro foi em 2014, quando o goleiro Victor e o atacante Jô, ambos do Atlético, foram chamados por Felipão para disputar a Copa do Mundo em solo brasileiro. Porém, dessa vez o resultado não foi o título, como os brasileiros esperavam.

Em 2022, os times mineiros estão sem nenhum representante. E o que pode explicar isso é a temporada abaixo do Atlético e o Cruzeiro disputando a Série B, o que dificulta a visibilidade para a seleção.

O Brasil estreia nesta quinta-feira (24), às 16h, contra a Sérvia, pelo grupo G da Copa do Mundo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por