mantida decisão

Justiça suíça absolve Blatter e Platini em caso de fraude na Fifa

Ex-dirigentes já haviam sido inocentados em 2022, mas Ministério Público contestou decisão

Do HOJE EM DIA
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 25/03/2025 às 14:22.
Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa, foi inocentado em caso de fraude (X de Joseph Blatter)
Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa, foi inocentado em caso de fraude (X de Joseph Blatter)

O ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o ex-presidente da Uefa, Michel Platini, foram absolvidos pela segunda vez das acusações de fraude, falsificação, má administração e apropriação indébita. O tribunal de apelações da Suíça manteve a decisão de 2022, que já havia descartado a denúncia apresentada pelo Ministério Público do país.

O caso envolve um pagamento realizado em 2011, no valor de 2 milhões de francos suíços, feito por Blatter a Platini como remuneração por serviços de consultoria. O Ministério Público argumentou que a transação não tinha base legal e resultou em enriquecimento indevido. No julgamento inicial, o tribunal de Bellinzona rejeitou a acusação, permitindo que Platini recuperasse a quantia.

O gabinete do procurador-geral recorreu da decisão, pedindo sentenças de 20 meses, suspensas por dois anos, para ambos os ex-dirigentes. O tribunal de apelação, no entanto, aceitou a defesa dos acusados, que sustentaram a legalidade do pagamento.

Blatter e Platini foram afastados do futebol após o escândalo. O ex-presidente da Fifa renunciou ao cargo e recebeu punição do Comitê de Ética da entidade. Platini também foi banido, mas teve sua pena reduzida pelo Tribunal Arbitral do Esporte, permitindo seu retorno em 2022.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por