Marcelo Toscano brilha, marca duas vezes e América vence o Paysandu em casa

Álvaro Castro - Hoje em Dia
Publicado em 03/11/2015 às 23:23.Atualizado em 17/11/2021 às 02:19.
 (Carlos Cruz)
(Carlos Cruz)

O América está cada vez mais próximo de retornar à Série A do futebol brasileiro. Jogando no Independência na noite desta terça-feira (3) o Coelho mostrou autoridade para vencer o Paysandu por 3 a 0. O resultado deixa a classificação bem encaminhada e ainda deixa um concorrente direto em situação mais complicada na tabela. Marcelo Toscano com dois gols e Richarlison marcaram os gols do jogo.

O América começou bem o jogo, buscando impor seu mando de campo desde os primeiros minutos. Com Richarlison e Marcelo Toscano se movimentando muito na frente e com um meio-campo mais habilidoso e rápido, as boas tramas dos donos da casa foram rapidamente recompensadas com Toscano, de cabeça, completando com categoria o cruzamento de Pablo. O gol inicial deu tranquilidade para o time colocar a bola no chão e não sucumbir às tentativas do Paysandu, que precisava do resultado para seguir próximo ao G-4.

Na volta do intervalo o América voltou ainda melhor e em alta velocidade. Mesmo com a obrigação de buscar o resultado o time do Norte começou acuado e logo foi castigado novamente com Marcelo Toscano que mostrou muito oportunismo para fazer o segundo gol aproveitando um rebote de Emerson. O jogo ganhou em dramaticidade, com o Papão apertando e buscando ao menos um golzinho para incendiar o jogo. Do lado americano, muitas chances perdidas sobretudo com o garoto Richarlison, um pouco afobado na hora de decidir. Mas para a alegria da torcida que compareceu ao Horto para empurrar o time, a joia americana apareceu bem após passe de Toscano para tocar na saída do goleiro e encerrar a fatura, 3 a 0 para o Coelho.

Com o resultado o Coelho chega aos 60 pontos, na segunda colocação, e fica praticamente com a vaga assegurada para o tão esperado retorno à Série A, ficando com três pontos de vantagem sobre o Vitória e a cinco do Botafogo, mantendo chances pequenas de título. Já o Paysandu fica em situação ainda confortável na briga. Com 52 pontos, ele espera mo complemento da rodada para saber com quantos pontos de diferença terminará a rodada. Contudo, ainda segue vivo na briga pelo acesso.

Na próxima rodada o América encara o Vitória em confronto direito às 19 horas da próxima terça-feira (10) no Independência. Já o Papão terá pela frente o Mogi Mirim, lanterninha da competição, no interior paulista no mesmo dia e horário.

O jogo

Dono da casa, o América buscou se impor desde o primeiro minuto de jogo. Com Cláudio Prates à beira do gramado, já que Givanildo está suspenso, o Coelho foi a campo mais uma vez com o esquema com três zagueiros, até para melhorar a marcação na ponta direita, por onde joga o principal jogador do Papão, Yago Pikachu. Ainda com chances de classificação, o time de Belém deu mostras de que iria tentar jogar na boa, esperando um vacilo dos mineiros para chegar ao ataque.

Contudo, foi o América que levou perigo. Aos 7 minutos o grito de gol quase foi entoado a plenos pulmões no Independência. Xavier apareceu bem pela esquerda e rolou para Richarlison. O camisa 9 mostrou oportunismo e mandou de primeira, à esquerda de Emerson, na rede pelo lado de fora. Para a alegria do torcedor que compareceu ao Horto, o time abriu o placar 5 minutos depois. Pablo apareceu na ponta direita livre de marcação e cruzou para a área. Marcelo Toscano se movimentou bem, se antecipou à marcação e de cabeça colocou a bola na rede, 1 a 0 para o Coelho.

Com a desvantagem no placar, o Paysandu precisou se abrir mais e buscar o jogo, dando mais espaços para ambos os times jogarem, deixando a partida mais franca e disputada. Fahel teve grande chance de deixar tudo igual ao receber bom lançamento sozinho. Ele chegou a tirar João Ricardo, mas se desequilibrou e desperdiçou o lance.  

O jogo seguiu em alta velocidade, com o Paysandu propondo mais a partida e o América aproveitando os espaços para contra-atacar. Os minutos finais foram marcados pela alternância de bons momentos entre as duas equipes, que se revezaram com a posse de bola. Contudo, os sucessivos erros de passe e finalização comprometeram os anseios de mudar novamente o placar, que seguiu com vantagem do Coelho até o apito do árbitro.

Segundo tempo

A etapa complementar começou com o América disposto a buscar o segundo gol logo nos primeiros minutos. E foi  Richarlison quem teve a primeira grande chance logo aos 3. Marcelo Toscano recebe pela esquerda e manda para a área. O camisa 9 deu um leve toque para tirar de Emerson, que mostrou reflexo e qualidade para com o pé fazer grande defesa e impedir o segundo do Coelho. A boa jogada deu ânimo aos donos da casa que seguiram buscando o gol com muita velocidade.  Mas foi com oportunismo que Marcelo Toscano deixou o segundo dele na rede. Aos 9 minutos, após pressão, Leandro Guerreiro pegou a sobra e emendou de fora da área. O camisa 1 do Papão deu rebote e Toscano teve apenas o trabalho de empurrar, 2 a 0.

O gol deu ainda mais ânimo ao América que voltou visivelmente melhor para a partida. Buscando o jogo e acuando o Paysandu, o time da casa foi aos poucos criando oportunidades, mas esbarrou no excesso de vontade em definir as jogadas.

Com a dificuldade de matar o jogo, o Coelho foi aos poucos dando coragem ao Paysandu que esperou até os 25 minutos para voltar à carga na busca por ao menos um gol para incendiar o jogo. Mesmo tendo trabalhado pouco, João Ricardo seguiu mostrando porque está em grande fase, defendendo com segurança as principais chances do dite azul e branco.

Aos 31 minutos o América finalmente liquidou a fatura. Richarlison recebeu mais uma boa bola para sair na cara de Emerson e dessa vez não perdoou. O centroavante foi lançado por Marcelo Toscano, o nome do jogo,  e bateu rasteirinho na saída do camisa 1, fazendo o terceiro gol da partida, deixando tudo praticamente resolvido no Horto. Rony ainda teve uma boa chance poucos minutos depois, mas esbarrou na grande fase de João Ricardo que de ponta de dedo mandou a bola na trave e para escanteio.

Aos 47 minutos, a sensação do Paysandu na Série B, Yago Pikachu, apareceu na direita para bater cruzado e fazer o gol de honra dos visitantes, 3 a 1 e placar final.

 

 

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA 3 X 1 PAYSANDU
Local:
 Estádio Independência, em Belo Horizonte
Data: 03 de novembro de 2015 (terça-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Célio Amorim (ESP-CE)
Assistentes: Hélton Nunes (CBF-SC) e Thiaggo Americano Labes (CBF-SC)
Cartões Amarelos: Tony e Xavier (América); Aylon, Augusto Recife e Betinho (Paysandu)
GOLS
AMÉRICA
Marcelo Toscano aos 11 minutos do primeiro tempo; Marcelo Toscano aos 7 minutos e Richarlison aos 31 minutos do segundo tempo
PAYSANDU: Yago Pikachu aos 48 minutos do segundo tempo

AMÉRICA: João Ricardo; Wesley Matos, Anderson Conceição e Alison; Walber, Leandro Guerreiro, Tony, Pablo (Henrique Santos) e Xavier; Marcelo Toscano (Diego Lorenzi) e Richarlison (Felipe Amorim)

Técnico: Givanildo Oliveira

PAYSANDU: Emerson; Yago Pikachu, Gualberto, Pablo e João Lucas; Fahel, Augusto Recife, Jhonnatan (Roni) e Welinton Júnior (Misael); Leandro Cearense e Aylon (Betinho)

Técnico: Dado Cavalcanti

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por