Marcelo vai a campo, mas Tite testa time com Filipe Luís e Fagner nas laterais

Estadão Conteúdo
01/07/2018 às 11:24.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:07
 (Fabrice COFFRINI / AFP)

(Fabrice COFFRINI / AFP)

Fagner e Filipe Luís deverão ser os titulares das laterais da seleção brasileira no duelo desta segunda-feira com o México, na Arena Samara, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Foi o que indicou o técnico ao escalar formações que contavam com os dois jogadores nos 15 minutos em que a atividade no local do confronto foi liberada à imprensa.

As dúvidas envolvendo as laterais são as principais do Brasil antes do seu primeiro mata-mata na Rússia. Na direita, Danilo foi titular na estreia da seleção na Copa, diante da Suíça, mas depois sofreu lesão na região do quadril direito e ficou de fora dos confrontos com Costa Rica e Sérvia, sendo substituído por Fagner, que teve bom desempenho e é o favorito a encarar o México. Já Marcelo é titular absoluto na esquerda, mas foi substituído nos minutos iniciais do confronto com os sérvios por causa de um espasmo nas costas, tendo sua vaga ocupada por Filipe Luís.

Na atividade em campo reduzido na Arena Samara, Tite dividiu o elenco em duas formações. Uma delas, com coletes, contava com os titulares do setor esquerdo e os reservas do direito, com: Danilo, Pedro Geromel, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho; Fred, Philippe Coutinho, Taison e Neymar; Gabriel Jesus. A outra escalação seguia a lógica contrária, contando com os titulares do lado direito. Eram eles: Fagner, Thiago Silva, Marquinhos e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto e Willian; Roberto Firmino.

A atividade na Arena Samara também foi um teste para Marcelo, um dos primeiros jogadores a entrar em campo para o aquecimento. Ele participou do treinamento deste sábado, completamente fechado à imprensa, em Sochi, e agora voltou a trabalhar ao lado dos seus companheiros, acelerando a recuperação do problema na região lombar.

Assim, o Brasil deve entrar em campo com a seguinte escalação contra o México: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Filipe Luís; Casemiro, Paulinho, Philippe Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus.

O trabalho deste domingo não contou com a presença do meia-atacante Douglas Costa, em fase final de recuperação de lesão na coxa direita, sofrida nos últimos minutos do confronto com a Costa Rica. O jogador da Juventus até viajou para Samara, mas ainda não possui condições de entrar em campo.

A expectativa, agora, é para que o técnico Tite confirme na sua entrevista coletiva na Arena Samara a escalação do Brasil, que poderia contar com Fagner e Filipe Luís nas laterais para o duelo com o México, marcado para as 11 horas (de Brasília) de segunda-feira em Samara.

Recuperação

A única mudança em relação à equipe que derrotou a Sérvia (2-0) no último jogo da fase de grupos do Mundial russo será a entrada da Filipe Luis no lugar de Marcelo. O lateral-esquerdo do Real Madrid se recuperou do espasmo nas costas que o tirou do confronto com os sérvios, mas a intensidade do duelo contra o México e o calor em Samara poderiam ser fortes demais para um jogador vindo de lesão, um risco que o departamento médico da CBF não pretende correr.

"O Marcelo jogou pouquíssimo tempo (contra a Sérvia). Nos dois dias seguintes, o departamento médico não fez absolutamente nada com ele. Isso me faz ter a conclusão de que ele perde um pouco da velocidade de reação e faz com que fiquemos temerosos para um jogo que possivelmente tenha 120 minutos", explicou Fábio Mahseredjian, preparador físico da Seleção.

Na outra lateral, Tite admitiu que Fagner soube aproveitar a lesão no quadril de Danilo para ganhar a posição. "O Danilo vinha jogando bem, mas ficou dois jogos fora e o Fagner entrou muito bem. Permanece pelo desempenho de alto nível em dois jogos decisivos", garantiu Tite.

Confirmada a equipe que buscará a vaga nas quartas de final, Tite fez questão de elogiar Neymar. Após atuações individualistas contra Suíça (1-1) e Costa Rica (2-0), o camisa 10 da Seleção respondeu às críticas com um jogo coletivo e eficiente contra a Sérvia e mostrou estar totalmente recuperado da cirurgia no pé e das dores no tornozelo direito.

"Jogou muito, jogou demais. Nós sabemos o preço que ele pagou para chegar e retomar esse nível. Ele retomou o nível máximo dele. Jogou de forma parecida (de antes da lesão). Isso é muito difícil", elogiou Tite.

Thiago Silva confia em Neymar 

Para enfrentar o México, Tite abriu mão pela primeira vez de sua habitual rotatividade do capitão da equipe. Assim, Thiago Silva voltará a suar a braçadeira, como já havia feito na vitória sobre a Costa Rica.

E o capitão do Brasil acompanhou os elogios do técnico em relação a Neymar, que, segundo ele, tem tudo para seguir o exemplo de dois outros companheiros de PSG, Edinson Cavani e Kylian Mbappé, que brilharam nas classificações de Uruguai e França, respectivamente, às quartas de final.

"Ontem, quando acabaram os dois jogos (de Uruguai e França), fiquei com esse mesmo pensamento na cabeça. Que no nosso jogo será o Neymar. Os dois foram fundamentais nas vitórias das suas seleções. Tem o momento certo dos atacantes aparecerem. A gente espera que amanhã o Neymar esteja inspirado como os outros", declarou Thiago Silva.

Apesar do claro favoritismo do Brasil, o zagueiro pregou cautela contra uma seleção mexicana perigosa. "São jogadores extremamente inteligentes, sabem ocupar os espaços como ninguém. O Chicharito Hernández já conheço um pouco melhor, nos enfrentamos algumas vezes", analisou.

Brasil e México se enfrentam nesta segunda-feira em Samara às 11h00, horário de Brasília. O confronto será apitado pelo trio italiano formado pelo árbitro Gianluca Rocchi e os auxiliares Elenito Di Liberatore e Mauro Tonolini.Leia mais:
Com Neymar 100%, Brasil aposta em crescimento para superar México nas oitavas da Copa
A ambição da Bélgica enfrenta um Japão disposto a fazer história na segunda
Deschamps compara Uruguai a Peru e prevê dificuldade para a França
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por