Campeão das quatro corridas realizadas na temporada, Marc Márquez mantém o desempenho em busca da quinta vitória consecutiva. Em Le Mans, na França, o espanhol viu os adversários mais próximos do que o normal, porém conseguiu terminar na liderança do segundo treino livre.
Márquez ficou no topo com a marca de 1min33s452, apenas 0s007 mais rápido do que Andrea Iannone, que se aproveitou dos pneus extra-macios para seguir na cola do líder e garantir o segundo lugar.
A terceira colocação da sessão ficou com Álvaro Bautista, seguido por Bradley Smith. A Honda fechou o top 5 com Dani Pedrosa, que, mesmo ainda se recuperando de uma cirurgia no braço, superou Stefan Bradl e Jorge Lorenzo - sexto e sétimo colocados, respectivamente.
Após zerar o cronômetro, Valentino Rossi registrou 1min34s498 e ficou em décimo, atrás de Andrea Dovizioso e Aleix Espargaró.
Honda comanda primeiro treino - O primeiro treino foi realizado na parte da manhã e também foi dominado pela Honda. Piloto a ser batido, Márquez assumiu a ponta logo no começo e conseguiu mantê-la até o final. O segundo lugar ficou com o companheiro Pedrosa, que fez sua melhor volta nos minutos finais e terminou 0s189 mais lento do que Márquez.