
“Quero alcançá-lo no próximo ano”, desafiou Cristiano Ronaldo ao receber a terceira Bola de Ouro da carreira. Obstinado pelo posto de melhor do mundo, ele bem que fez de tudo para se igualar ao maior vencedor do prêmio. Após faturar dois troféus seguidos, porém, o português já ensaia o sorriso amarelo para cumprimentar o rival na cerimônia da Fifa, no dia 11 de janeiro. Em 2015, Messi voltou a ser Messi.
Barcelona e Real Madrid ainda entram em campo mais uma vez, nesta quarta-feira (30), pela 17ª rodada do Campeonato Espanhol. Mas, ao que tudo indica, com times mistos. Na prática, o ano acabou no último dia 20, com a vitória dos catalães sobre o River Plate na final do Mundial de Clubes, por 3 a 0, com direito a gol de “La Pulga”.
Foi a cereja do bolo em um ano histórico, com cinco títulos oficiais e atuações decisivas em todos eles, fora o prêmio de melhor jogador da Europa na temporada 2014/15. Para ser perfeito, só faltaram os troféus da Supercopa da Espanha e da Copa América, que escaparam por pouco.
Ronaldo, por sua vez, seguiu batendo recordes individuais, foi o goleador máximo do Espanhol e dividiu a artilharia da Liga dos Campeões com Messi e Neymar, com 10 gols cada. Contudo, não levou nenhum troféu para casa.
“Para ser honesto, acho que o Messi vencerá neste ano porque esse tipo de prêmio se decide pelos votos. Você vence competições, vence a Liga dos Campeões, vence a liga espanhola... Eu provavelmente fiz a melhor temporada da minha carreira, e fui o artilheiro da Europa, mas é tudo questão de votos", admitiu CR7, ainda em novembro.
Evolução
Aos 23 anos, o brasileiro surge como um "herdeiro natural" à Bola de Ouro. Também fez gols nas finais da Copa do Rei e da Champions League, deu duas assistências na final do Mundial e tem números comparáveis aos dos dois concorrentes. Mas ainda não deve ameaçar a posição de Ronaldo, especialmente se considerados os dois últimos anos de hegemonia do português.
A votação é feita por capitães e técnicos de todas as seleções nacionais filiadas à Fifa, além de jornalistas especializados escolhidos pela entidade.
