Em jogo apenas para cumprir tabela na Liga dos Campeões, o Barcelona não passou do 0 a 0 com o Benfica, nesta quarta-feira. Mas o time da casa deixou o Camp Nou preocupado com uma lesão sofrida por Lionel Messi nos minutos finais da partida. No outro jogo do Grupo G, o Celtic venceu o Spartak Moscou por 2 a 1 e garantiu sua vaga na fase de mata-mata da competição europeia.
Ao deixar o gramado na maca, com visíveis sinais de dores, nesta quarta, Messi desperdiçou a chance de alcançar e até superar o recorde de gols de Gerd Müller em apenas um ano. Em 1972, o alemão marcou 85 gols. O argentino soma 84, mas poderá ficar aquém deste recorde se a lesão for grave - o Barcelona ainda fará mais quatro jogos neste ano, pelo Campeonato Espanhol e pela Copa do Rei.
Messi sofreu uma lesão no joelho esquerdo em um choque com o goleiro Artur, do Benfica, aos 34 minutos do segundo tempo. O argentino estava em campo há apenas 20 minutos porque o técnico Tito Vilanova havia decidido poupar alguns titulares, uma vez que a equipe já estava classificada para as oitavas de final da Liga.
Xavi, Iniesta, Mascherano, Pedro, Jordi Alba e Fàbregas nem entraram em campo. Thiago Alcântara e seu irmão Rafinha, ambos filhos do brasileiro Mazinho, e Adriano começaram como titulares, mas não conseguiram levar o Barcelona à vitória. Nem a entrada de Messi e Piqué alteraram o panorama da discreta partida.
Com o resultado, o Barcelona encerrou sua participação na fase de grupos com 13 pontos, na liderança isolada do Grupo G. O Celtic ficou com a segunda vaga da chave, com 10. Hooper e Commons, de pênalti, marcaram os gols escoceses, enquanto o atacante brasileiro Ari anotou o gol do Spartak.
O time russo ficou no quarto e último lugar do grupo, com apenas três pontos. Já o Benfica terminou em terceiro, com 8 pontos, e ganhou o direito de disputar a fase eliminatória da Liga Europa.