(Sylvio Coutinho/Divulgação)
Em um mês, no dia 21 de dezembro, a reforma do Mineirão para as copas das Confederações e do Mundo deverá estar pronta. Apesar de o estádio apresentar 93% da obra concluída, há muitos detalhes a serem finalizados.
O principal é o gramado, que começou a ser plantado no dia 9. No entanto, para entregar a obra, a Minas Arena, que realiza a modernização do estádio, não precisa apresentar a grama em condições de jogo, mas apenas completamente plantada.
Na segunda (20), a Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) informou que as mudas ainda estão sendo plantadas, mas não detalhou o percentual de conclusão. A previsão inicial era de que tudo estivesse concluído no dia 16, o que não ocorreu.
A expectativa é que o “tapete” esteja pronto para uma partida inaugural, em 27 de janeiro ou 3 de fevereiro de 2013, o que é possível, mas pouco provável.
A reforma hoje
Se a obra não for entregue na data do contrato, a multa é de R$ 100 mil diários. Para não haver atrasos, atualmente, 2.000 operários trabalham no estádio. A Secopa informou que falta instalar infraestrutura elétrica, instalações hidráulicas e drenagem.
O bares apresentam 96% de conclusão, as bancadas e divisórias já atingiram 93%, e 95% das cadeiras foram instaladas.
Devem ser finalizados ainda a integração com o Mineirinho, esquadrias de alumínio e colocação de vidros e carpetes nos 98 camarotes, instalação de guarda-corpos na área da esplanada e acabamentos no hall principal, entre outros.