Desde a abertura dos Jogos Olímpicos, o Minas Bar, espaço montado na Casa Brasil, em Paris, tem recebido turistas e atletas, como a medalhista de bronze Rayssa Leal, para vivenciar sabores da cultura e culinária mineiras.
O cardápio, assinado pelo chef Henrique Gilberto, conta com queijos de diferentes áreas produtoras de MG (Vertentes, Serro, Canastra, Araxá e Norte), pão de queijo com pernil, frango a paçoquinha, verduras refogadas com fubá cremoso e ovo caipira, entre outras delícias típicas. O chef estima que o espaço serve cerca de 1,5 mil pessoas por dia.
“Trabalhamos como em uma mercearia de bairro de BH ou qualquer outra cidade de Minas, mantendo a tradição da simpatia, bom humor e comida saborosa. Estamos causando emoção e orgulho a quem nos visita, pois fizemos realmente um boteco em Paris", contou Henrique Gilberto.
Para Bárbara Botega, secretária adjunta de Comunicação Social de Minas Gerais (Secom-MG), a participação do estado na Casa Brasil, a convite do Comitê Olímpico do Brasil (COB), serve para colocar o cenário mineiro como destino turístico no Brasil.
"Minas Gerais ainda é um ilustre desconhecido. Somos um povo hospitaleiro, que gosta de receber em volta do fogão, na cozinha, em torno da comida mineira. É importante investir na promoção para as pessoas entenderem que o Brasil é muito mais do que só um litoral maravilhoso”, ressaltou a secretária.
Paisagens mineiras sob pedal
Além do Minas Bar, os visitantes ainda podem conhecer algumas paisagens mineiras “pedalando” de frente para um telão. Enquanto se “exercitam”, imagens de diversas cidades de Minas Gerais são projetadas.
“Estamos valorizando as nossas belezas naturais e a nossa gastronomia, dando uma experiência mais completa do destino Minas Gerais, porque hoje é uma experiência que as pessoas buscam quando vão viajar”, disse Bárbara Botega.
Confira o cardápio servido no Minas Bar – Casa Brasil
- Queijos diferenciados - Vertentes, Serro, Canastra, Araxá e Norte;
- Milho frito com queijo e manteiga;
- Torresmo com purê de limão e coentro (porco);
- Pão de queijo com pernil;
- Frango a paçoquinha;
- Folhas mineiras refogada com fubá cremoso e ovo caipira;
- Mandioca crocante com molho de manteiga de garrafa;
- Bomba de goiabada com queijo canastra;
- Café com leite queimado e pão com manteiga.
*com informações da Agência Minas
Leia mais