(Orlando Bento/MTC)
A campanha ruim do Minas na edição passada do Novo Basquete Brasil (NBB), quando ficou apenas com a 13ª colocação entre 15 participantes, está atravessada na garganta do técnico Raul Togni Filho. Para a temporada 2012/2013, agora com 18 clubes, o treinador projeta a participação do time na etapa decisiva.
“Nossa meta inicial é ficar entre os oito primeiros na fase de classificação. Quando isso acontecer, estabeleceremos outros objetivos”, revela o treinador. A equipe minas-tenista estreia na competição nacional contra o Tijuca (RJ), na sexta-feira, às 21h, na Arena JK. Outro mineiro na competição, o Uberlândia, joga no sábado, contra o Basquete Cearense, no Triângulo.
Apesar do otimismo, o Minas, na avaliação de Togni, ainda deve crescer consideravelmente ao longo do torneio. Ele estima que a equipe inicia o campeonato com cerca de 40% a 50% do potencial. “Tivemos boa evolução desde o final do Estadual – o título ficou com o Uberlândia. O time ganhou mais corpo. Mas ainda estamos longe do ideal”, avalia.
Para o comandante, houve crescimento do grupo como um todo, na defesa e ataque, nas últimas semanas. A parcial falta de entrosamento também é natural, pois houve uma grande reformulação no elenco do Minas. “É praticamente um recomeço, uma vez que o grupo apresentou muitas mudanças. Aos poucos, os jogadores vão se conhecendo melhor em quadra, e a tendência é de que, devagar, o time consiga aprimorar o estilo de jogo”, completa Togni.
Dentro da base do time considerado titular, o Minas já terá um problema diante do Tijuca: o pivô Mineiro, tem um estiramento na panturrilha e não joga.