A Usiminas/Minas já está garantida na segunda fase da Superliga Feminina de Vôlei 2012/13. Porém ainda tem mais dois jogos antes de se despedir da fase classificatória da competição. Um deles é contra o vice-líder Osasco, nesta terça-feira (19), às 18h30, na Arena JK, em Belo Horizonte, pela oitava rodada do returno.
A equipe retorna à quadra após 15 dias de recesso de Carnaval e encara o provável adversário das quartas de final. O time mineiro é sétimo colocado na tabela, com 19 pontos (seis vitórias e 10 derrotas), enquanto o clube paulista, um dos favoritos ao título, soma 39 pontos (13 vitórias e três derrotas).
Assim, esse confronto tem grandes chances de se repetir na etapa seguinte, em cruzamento olímpico, conforme o regulamento da competição. Apenas os oito melhores times passam à segunda fase.
O técnico do Minas, Jarbas Soares, vê a partida como uma espécie de laboratório. “Será um jogo difícil e de muita importância. Teremos a chance de conhecer um pouco mais o nosso possível adversário das quartas de final. É uma equipe de muita qualidade técnica e candidata ao título, mas não podemos dar chances”, destaca.
Ele lembra que suas comandadas sempre realizam bons jogos contra o Osasco. “Vamos aproveitar também o fator casa para tentar a vitória. A ideia é fazer um grande jogo e buscar um resultado positivo”, completa o treinador, que poderá contar com o retorno da ponteira Thaís Barbosa. Ela se recuperou da lesão no ombro direito e deve entrar em quadra no decorrer da partida.
Praia
O Praia Clube, de Uberlândia, encontra-se em uma posição melhor na tabela. É o quinto colocado, com 32 pontos (10 vitórias e sete derrotas), e faz, na sexta-feira, a última partida da fase classificatória, diante do Rio do Sul, às 21h.
É a chance de a equipe desempatar com o adversário direto na tabela da Superliga, o Sesi-SP, quarto colocado com os mesmos números, mas à frente devido ao sets average. Mesmo que troquem de posição, Praia e Sesi duelam nas quartas.
A posição definirá a vantagem no mando de quadra. O time de Uberlândia já disputou a oitava rodada, na sexta-feira, quando perdeu para o Campinas por 3 a 1.
Rumo à elite
O Olympico Club, de Belo Horizonte, está garantido na semifinal da Superliga Masculina B, competição que dá acesso ao torneio principal. A equipe caiu para a segunda colocação do grupo B, após perder, em casa, para o São José dos Campos, por 3 sets a 0, no domingo. No entanto, não pode ser ultrapassada pelos demais concorrentes. O time volta à quadra no dia 1º de março para cumprir tabela e espera o início das semifinais.