Depois do título do Pinheiros na disputa masculina, semana passada, em São Paulo, o Minas Tênis Clube foi o campeão do Grand Prix Nacional Feminino de Judô, neste domingo (24), em Porto Alegre. Reforçada pela cubana Idalys Ortiz, a equipe mineira ainda contou com Érika Miranda e Ketleyn Quadros - judocas da seleção brasileira - para vencer a principal competição interclubes do Brasil.
O Minas já tinha sido vice-campeão no masculino, ao perder a final para o Pinheiros no domingo passado. Dessa vez, porém, a equipe mineira levou a melhor na decisão do título, ao vencer as donas da casa, da Sogipa, por 4 a 1.
Érika Miranda (até 52kg), Ketleyn Quadros (até 57kg), Mariana Silva (até 63kg) e Idalys Ortiz (acima de 70kg) somaram os pontos decisivos na final, enquanto Maria Portela (até 70kg) garantiu a única vitória da equipe gaúcha. Assim, o Minas foi campeão do Grand Prix pela segunda vez na história, repetindo o feito de 2011.
Na disputa pela medalha de bronze, o Pinheiros ganhou neste domingo do Instituto Reação por 3 a 2 e subiu ao pódio também no feminino. Eleudis Valentim (até 52kg), Dione Lima (até 63kg) e Maria Suelen Altheman (acima de 70kg) venceram pela equipe paulista, enquanto Rafaela Silva (até 57kg) e Anne Lisewski (até 70kg) marcaram os pontos do rival carioca.