Mineiros iniciam returno de olho na calculadora; veja as chances de cada time

Da Redação *
Hoje em Dia - Belo Horizonte
09/08/2016 às 18:52.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:16

(Bruno Cantini/Marcello Zambrana/ Mourão Panda )

O primeiro turno turno do Campeonato Brasileiro chegou ao fim, e as equipes mineiras têm bem definidos quais serão os objetivos na segunda parte da competição. Apesar do início ruim, Atlético, Cruzeiro e América mostram sinais de recuperação e iniciam o returno empolgados, projetando a pontuação necessária para alcançar as metas na parte final da temporada. 

Atlético

Após ter conquistado 28 pontos, nas últimas onze rodadas, o Galo entrou de vez na briga pelo título. A arrancada alvinegra fez com que o time saíde da zona de rebaixamento para a vice liderança do campeonato, com 35 pontos, um a menos do que o Palmeiras. 

O site Probabilidades no Futebol, desenvolvido pelo Departamento de Matemática da UFMG, acredita que com 72 pontos, um time tem 97% de chances de ser campeão. Desse modo, o Galo, precisaria de mais 37 pontos no segundo turno. Para o Departamento, o time comandado por Marcelo Oliveira tem 22,7% de chances de levantar a taça. 

Leia mais

Cruzeiro

Com uma campanha muito ruim no primeiro turno do Brasileiro, o Cruzeiro luta para sair da zona de rebaixamento. Sob o comando de Mano Menezes, que assumiu o time há três rodadas, a Raposa vêm dando mostras de recuperação. Apesar de ocupar a 18ª colocação, com 19 pontos, a equipe celeste vem de dois bons resultados, contra adversários tradicionais - vitória sobre o Inter, em casa, e empate com o Corinthians, em São Paulo. 

O site acredita que com 43 pontos, uma equipe tem apenas 38% de chances de ser rebaixada. Para alcançar tal pontuação, o Cruzeiro vai precisar marcar mais 24 pontos no returno. Para o Departamento, o Cruzeiro tem 48,2% de ser rebaixado.

Em um cenário mais ambicioso para a Raposa, o time teria que conquistar 43 pontos na segunda parte do Brasileiro, para conquistar uma vaga à Libertadores. Apesar de os 0,51% de chances demonstrarem que a qualificação para o maior torneio do continente é improvável, a reação do time na temporada passada, comandada pelo próprio Mano, permite que o Cruzeiro sonhe com voos mais altos na parte final da competição.

América

O América vive a situação mais delicada entre os mineiros. Na lanterna da competição com 13 pontos, o Coelho está há oito pontos da primeira equipe fora da zona de rebaixamento, o Figueirense. Apesar da péssima campanha, a equipe alviverde dá mostras que pode reagir no campeonato. Depois de ficar nove rodadas sem vencer, a equipe comandada por Enderson Moreira está invicta há três rodadas, incluindo uma vitória sobre o então líder, Santos, na última rodada. 

O returno para os mineiros começa no próximo domingo (14), às 11h, com o América enfrentando o Fluminense, no estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. No mesmo dia, às 16h, o Atlético vai à Vila Belmiro enfrentar o Santos, e o Cruzeiro recebe o Coritiba, no Mineirão. ​ 

* Colaborou Lucas Borges

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por