Jovens mineiros enxadristas intensificaram as preparações para o Campeonato Brasileiro escolar. Em julho, os atletas vão disputar o "Mestres de Aço", circuito regional da modalidade, e o Festival Mineiro de Xadrez voltado para estudantes. Apesar de não garantirem vaga para o Festival Nacional da Criança (FENAC) e o Juventude & Juvenil, por exemplo, as competições são "treinos" da melhor qualidade e importância para o torneio nacional.
O Circuito Mineiro já está na reta final e faltam apenas quatro etapas antes da grande decisão. Ao todo, 256 atletas divididos em categorias do 1° ao 9° anos do ensino fundamental brigam por uma vaga na finalíssima de Minas Gerais.
Em maio foi realizada a etapa de Contagem na Escola Municipal Sócrates Mariani Bittencourt. As próximas edições serão realizadas em Sabará, Mateus Leme, Itaúna e Abaeté. Os melhores colocados se classificam para a grande decisão do circuito, que será realizada em Belo Horizonte, em 6 de julho.
O Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar (CBXE) de 2024 será realizado em Caxambu, no Sul de Minas. A competição está marcada para 20, 21 e 22 de setembro, no Hotel Glória Caxambu.
A presidente da Federação Mineira de Xadrez (FMX), Luciane Sepúlveda Viana, destacou a importância da competição para as crianças. “É como um grande jogo de estratégia que não só ensina os pequenos a pensar à frente, mas também os ajuda a se divertir enquanto jogam. Além disso, é uma chance incrível para que aprendam a ganhar com humildade e perder com graça, tudo enquanto fazem novos amigos e descobrem talentos que nem sabiam que tinham”.
Festival Mineiro Escolar de Xadrez
O Festival Mineiro Escolar de xadrez irá reunir alunos de 6 a 17 anos de todo o Estado em 6 de julho. O torneio será realizado no Teatro Municipal Christiane Riêra, em Itajubá.
Realizado pela Federação Mineira de Xadrez (FMX), o torneio é aberto a todos os estudantes que tiverem cadastro na federação. As inscrições são pagas e o valor é de R$ 50, até 29 de junho, e R$ 70, de 30 de junho até 5 de julho.
Os alunos serão divididos em 6 categorias: Sub-07, Sub-09, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. Cada categoria terá dois torneios separados e independentes, o absoluto e o feminino.
Apesar de não valer vagas diretas para o FENAC e FENAJ de 2025, os atletas mineiros têm uma grande oportunidade de se prepararem para esses eventos, uma vez que o Festival Mineiro costuma reunir os melhores jogadores do Estado.
A edição deste ano do FENAC & FENAJ ocorreu no início de maio, em Natal. Minas Gerais teve dois representantes nos pódios. Maria Luz ficou em segundo lugar da categoria Sub-12 e Tobias Carvalho ficou com a terceira colocação do Sub-10, além de diversos atletas que foram premiados entre os 10 melhores do país.
Os campeões brasileiros garantiram classificação para os campeonatos Pan-Americano, de 14 a 20 de julho, em Orlando/EUA, o Campeonato Sul-Americano, de 1 a 13 de dezembro, no Uruguai, e para as duas etapas do Mundial, a primeira em Florianópolis/SC e a segunda na Itália, nos meses de outubro e novembro.
Leia mais