
De acordo com publicação no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (17), o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, foi exonerado do cargo. A decisão adveio de decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff em 13 de novembro. No mesmo decreto, foi nomeado Marcos Jorge de Lima para o secretariado-executivo (espécie de vice-ministro).
Lima pertence aos quadros do PRB, partido do ministro George Hilton. Ele foi presidente do partido em Roraima e secretário estadual de cultura. Ligado ao PC do B, Leyser, que estava no cargo desde fevereiro, vinha sendo o líder da pasta na organização para os Jogos Olímpicos do Rio-2016. Assim, deixa o cargo a menos de nove meses do início do megaevento.
A ele cabia definir repasses de recursos federais para a organização. Em resumo, ele era a principal interface do governo federal com os outros entes responsáveis pelo evento, como o Comitê Rio-2016, o COI (Comitê Olímpico Internacional), a APO (Autoridade Pública Olímpica) e o governo e a prefeitura do Rio.
Leyser estava no ministério desde meados da década passada, e atuou como figura central na organização do Pan do Rio-2007 e na elaboração da candidatura do Rio para os Jogos de 2016. Depois de atuar como secretário nacional de alto rendimento durante o mandato de Aldo Rebelo, que se encerrou em dezembro passado, ele foi promovido a secretário-executivo por George Hilton.