Museu Brasileiro do Futebol no Mineirão reabre com duas novas salas

Felippe Drummond Neto - Hoje em Dia
05/09/2014 às 16:50.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:05
 (Fotos: Wesley Rodrigues)

(Fotos: Wesley Rodrigues)

O Estádio Governador Magalhães Pinto, popularmente conhecido como Mineirão, soprou as velinhas de seu 49º aniversário na manhã desta sexta-feira (5). Como presente, a Minas Arena, concessionária que administra o “Gigante da Pampulha” resolveu presenteá-lo com a ampliação do Museu Brasileiro do Futebol (MBF), que agora conta com 1.500 metros quadrados.

Entre os convidados para a reinauguração estavam o Secretario de Estado de Turismo de Minas Gerais Tiago Lacerda, a Secretária de Estado de Cultura Eliane Parreiras além dos ex-jogadores Reinaldo Lima e Dirceu Lopes que foram homenageados em uma das duas novas salas do Museu, chamada de “Os imortais do Futebol”, criada para resgatar a história de grandes personalidades do futebol brasileiro.

A ala traz três escalações fictícias de jogadores que marcaram o futebol em épocas distintas. É também possível encontrar as fichas biográficas de 150 atletas, além de outras 36 biografias estendidas por meio de hologramas.

Ídolo do Galo, Reinaldo agradeceu a homenagem recebida. “É muito importante ter um espaço onde se juntam o futebol e a cultura, duas das coisas mais importantes principalmente para nós brasileiros. Além disso, fico muito feliz e lisonjeado de poder receber mais essa homenagem pelo meu passado como jogador”, comemorou Rei.

Fechado por determinação da Fifa durante o período da Copa do Mundo, os curadores do museu também homenagearam a imprensa esportiva com a criação da sala “De Olho na Bola”, que é dedicada às mídias impressa, radiofônica, televisiva e internet. No espaço são encontradas máquinas de escrever, mesas de som e microfones que foram utilizados nos primeiros anos do estádio e hoje fazem parte do acervo do museu. Além disso, as paredes são decoradas com imagens de capas de jornais das décadas de 1910 a 1950.

“Muito importante essa ampliação do museu ainda mais podendo homenagear duas classes mais do que importantes para a história do futebol. O esporte só chegou ao posto que está graças aos cronistas esportivos que descreveram com um amor verdadeiro o que estavam assistindo, e estes só sentiram aquilo graças aos jogadores que estavam lá dentro de campo”, analisou Tiago Lacerda.

Eliane Parreiras também comemorou a reabertura do museu pelo significado que o local traz para a capital. “Muito importante para a cidade de Belo Horizonte e para o estado de Minas Gerais ter de volta o Museu do Futebol, para que todos possam conhecer um pouco mais da história do futebol. Além disso, por se tratar do futebol, o museu ajuda também a criar o hábito de pessoas de todas as idades de frequentarem cada vez mais museus”, explicou.

Além das duas salas o MBF passa a contar ainda com um auditório para 96 pessoas, totalmente equipado para receber eventos culturais e educativos, como palestras, debates e cursos. E uma área para receber outros eventos, como pequenas recepções e Coffe Breaks.

Responsável pela ampliação o coordenador do Museu Brasileiro do Futebol, Thiago Costa explica que concluiu a última obra que estava planejada. “Terminamos essa ampliação com o sentimento de ter feito o melhor trabalho possível, e por enquanto não temos nenhuma nova ideia. Mas isso não significa que acabou. São 1500m quadrados de museu e estamos satisfeitos com o que temos”, avalia Thiago.

Para o público, o Museu volta a funcionar normalmente neste sábado (6), a partir de 9h. E fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábado e domingo funciona de 9h às 13h, exceto em dias de jogos. O valor da entrada para cada uma das atrações é R$ 8, e o pacote para visitar o MBF e o estádio custa R$ 14, com meia-entrada disponível para ambos.

50 anos
Já planejando as comemorações do aniversário de 50 anos, a Minas Arena já começou um projeto de um livro colaborativo que será escrito com por jornalistas mineiros, personalidades e torcedores, que viveram no Mineirão momentos especiais e quiserem contar os detalhes nas páginas. Quem participar vai receber medalha comemorativa de presente.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por