Na calculadora: chance de título para o Atlético é de 0,001%; vaga na Libertadores fica em 55,6%

Frederico Ribeiro
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 24/10/2018 às 13:15.Atualizado em 28/10/2021 às 01:24.
 (Bruno Cantini/Atlético)
(Bruno Cantini/Atlético)

Faltam oito jogos, 24 pontos em disputa, quatro compromissos dentro de casa, e outros quatro como visitante. O Atlético já tem papel e caneta na mão para fazer contas e fechar 2018 com um dos objetivos do planejamento da temporada, traçados: voltar à Libertadores. O outro terá de ser adiado por mais um ano, e lá se vão 47 anos na fila.

Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, após o fim da 30ª rodada, o Galo soma irrisórios 0,001% de chances de vencer o Campeonato Brasileiro de 2018. Enquanto o Palmeiras, líder com 16 pontos de vantagem em relação ao alvinegro, tem 73% de erguer a taça nacional.

Se o título precisará esperar mais uma temporada, o retorno à Libertadores está bem ao alcance da mãos de Sette Câmara, Alexandre Gallo, Levir Culpi e elenco. Com 46 pontos, em sexto lugar, são 55,6% de chance de o Atlético marcar presença na Copa de 2019. Essa probabilidade pode até aumentar, e a vitória do Grêmio diante do River Plate, na terça-feira, é um passo importante.

Os dois semifinalistas brasileiros - Grêmio e Palmeiras - podem fazer a final do torneio. Como ambos estão no G6, o título de alviverde ou tricolor na Libertadores aumentaria o G6 para G7. O Atlético só ficou fora da zona de classificação em quatro das 30 rodadas. 

"Nós temos total noção do quanto representa para nós. Não saímos da faixa de classificação desde o começo da competição. Então temos que continuar na luta pela Libertadores, na briga por uma vaga na fase de grupos direto. Seria frustrante sair da zona de classificação, seria ruim para todos", afirmou o capitão Léo Silva.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por