A derrota para o Palmeiras, garante o técnico Tite, não abalou o Corinthians para o jogo que pode garantir classificação antecipada às oitavas de final da Copa Libertadores. A prova está na escalação: o time que encara o Independiente Santa Fe, no estádio El Campín, em Bogotá, na Colômbia, às 21h45 (de Brasília), é idêntico ao que perdeu o clássico.
Para o treinador, se esquecer o que se passou no último domingo e mantiver o seu padrão de jogo, o Corinthians tem condição de voltar da Colômbia com a vaga às oitavas de final assegurada. A situação está bem encaminhada. O time alvinegro é o líder do Grupo 8, com nove pontos. Independiente Santa Fe e Cerro Porteño têm sete. Esta é uma chave de "três equipes" porque o Cobresal, do Chile, perdeu seus quatro jogos e já está eliminado.
A classificação do Corinthians será confirmada nesta quarta-feira se o time ganhar do Independiente Santa Fe. Um empate também é suficiente, mas é preciso que o Cerro Porteño tropece contra o Cobresal, no Chile.
'Aliviado' por permanência de Dunga na seleção, Tite quer foco só no Corinthians
Já no pior cenário (derrota em Bogotá), bastará ao Corinthians vencer o Cobresal no estádio Itaquerão, em São Paulo, no próximo dia 20, uma vez que Independiente Santa Fe e Cerro Porteño se enfrentarão no Paraguai na última rodada.
Tite confia em seus titulares. As presenças do volante Elias, ainda sem ritmo ideal, e do meia Guilherme e do centroavante André, que foram mal no último domingo, foram confirmadas pelo treinador. Segundo ele, o time absorveu o resultado negativo e tirou lições da derrota por 1 a 0.
Era necessário manter Elias no time para que o volante melhorasse seu condicionamento físico. Ele ficou mais de um mês afastado se recuperando de contusão (12 jogos) até retornar no clássico. No segundo tempo, foi substituído por Maycon. Rodriguinho, que seria opção ideal, está contundido e nem viajou.
Guilherme e André ainda têm a confiança do treinador. O meia tenta se adaptar a uma função nova e difícil: substituir Renato Augusto, negociado com o futebol chinês. Já André vive má fase, repetindo o início ruim de Vagner Love no Corinthians. Para o lugar do centroavante, Tite tem boas opções no banco de reservas: ou dá nova chance a Luciano entre os titulares ou aposta em Romero, apesar de o paraguaio jogar em posição diferente.