Se o regulamento da Copa Libertadores não tivesse sido modificado para 2017, o Atlético se prepararia para visitar o Uruguai pela primeira vez desde que retomou a disputa da competição, há três anos. Por ter sido o melhor primeiro colocado da fase de grupos, o Galo iria enfrentar o Nacional do Uruguai, pior classificado entre os segundos colocados.
Entretanto,a Libertadores mudou drasticamente no formato de disputa. Antes apertada em seis meses do primeiro semestre, a competição foi alargada para o ano inteiro. Além disso, o critério para definição dos confrontos das oitavas será por sorteio. Times classificados em primeiro lugar podem enfrentar qualquer equipe que avançou como segunda colocada.
De 2000 até 2016, a Conmebol adotava um critério "técnico" para a definição do chaveamento das oitavas. Era assim: o melhor 1º colocado x o pior 2º colocado; o segundo melhor 1º colocado x o segundo pior 2º colocado; por diante.
O Atlético, em 2013, por exemplo, acabou enfrentando o São Paulo nas oitavas de final, porque o time paulista se classificou em segundo lugar com a pior campanha. Vale ressaltar que o tricolor era da mesma chave do Galo. Outra lembrança é de 2015, quando o River Plate foi campeão do torneio sendo o time de pior campanha entre os classificados na fase de grupos. Nas oitavas, pegou o rival Boca Juniors, que havia feito 100% de aproveitamento na sua chave. Os Millonarios eliminaram os Xeneizes naquela partida marcada pelo gás de pimenta disparado pela torcida boquista contra os jogadores do River.
Ranking dos 1ºs e 2º's da fase de grupos e os confrontos na regra antiga
FECHANDO A AMÉRICA DO SUL
O hipotético confronto contra o Nacional do Uruguai faria o Atlético completar o roteiro da Libertadores, contabilizando os jogos do clube mineiro na competição de 2013 em diante. O alvinegro realizou partidas em todos os países da América do Sul e também no México (não participante em 2017), faltava apenas o Uruguai.
Mas ainda há chance de o Galo enfrentar o Nacional, desde que sejam sorteados para tal. Além do time de Montevidéu, os outros possíveis adversários alvinegros nas oitavas são: Godoy Cruz, Guaraní, Emelec, Barcelona-EQU, Atlético-PR, The Strogest e Jorge Wilstermann.