Os donos das 30 equipes da NBA aprovaram nesta quarta-feira, por unanimidade, a mudança no formato de disputa da final do campeonato. Assim, a partir da temporada que começa agora no dia 29 de outubro, a decisão será aberta com dois jogos na casa do time de melhor campanha, depois são mais dois no ginásio do outro finalista e, então, um em cada um alternadamente.
Por 30 anos, o formato da final da liga norte-americana de basquete foi o mesmo: começando com dois jogos na casa do time de melhor campanha, depois mais três em sequência no ginásio do outro finalista e, por fim, outros dois no local em que a série melhor de sete foi aberta. Assim, a decisão da NBA deixa a fórmula 2-3-2 para adotar agora a 2-2-1-1-1.
A justificativa para a adoção da antiga fórmula em 1985 foi diminuir os deslocamentos que atravessavam os Estados Unidos durante a disputa de uma final entre um time do Leste e outro do Oeste. Agora, porém, as facilidades de transporte permitem que seja utilizado o formato 2-2-1-1-1, o mesmo que já é adotado nas rodadas anteriores dos playoffs da NBA.