NBA tem folga antes de reta final; Confira como anda a luta pelos playoffs

Gazeta Press
08/04/2014 às 09:02.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:00

(Christian Petersen)

Após exatos 50 dias, a NBA enfim deu uma folga a suas equipes. Na noite desta segunda-feira (7), não houve jogos pelo melhor basquete do mundo, já que os Estados Unidos pararam para assistir à decisão do campeonato universitário, entre Connecticut e Kentucky, em Dallas. As partidas da maior liga de basquete do planeta, entretanto, já voltarão a ser disputadas nesta terça, e em espírtio de decisão para a definição dos últimos classificados aos playoffs.

No total, seis duelosserão realizados nesta noite: Atlanta Hawks x Detroit Pistons, Minnesota Timberwolves x San Antonio Spurs, Miami Heat x Brooklyn Nets, Utah Jazz x Dallas Mavericks, Sacramento Kings x Oklahoma City Thunder, e Los Angeles Lakers x Houston Rockets. De todas estas equipes, somente Spurs, Heat, Nets, Thunder e Rockets já têm vaga garantida na pós temporada. Além disto, dentre eles, apenas Hawks e Mavericks ainda lutam por um lugar na próxima fase da NBA.

O time de Atlanta é, neste momento, o oitavo colocado da Conferência Leste - posição limite para classificação aos playoffs - e briga jogo a jogo com o New York Knicks pela última vaga deste grupo. Os comandados de Mike Budenholzer começaram a temporada com desempenho regular, chegando a ocupar as primeiras posições do Leste, mas depois caíram de rendimento drasticamente e agora sofrem para tentar ir à próxima fase. Os Hawks somam duas vitórias consecutivas, mas, nos últimos dez jogos, conquistaram apenas três triunfos.

Por outro lado, os Knicks, principais rivais de Atlanta na luta pela última vaga da Conferência Leste, tiveram história oposta à dos Hawks. Apesar do elenco milionário, começaram a temporada muito mal e só se acertaram nas últimas rodadas, principalmente depois da chegada do multi-campeão Phil Jackson, que assumiu o cargo de presidente da franquia. Nos últimos dois compromissos, entretanto, o time de Nova York amargou duas derrotas, deixando a zona de classificação para a pós-temporada.

Neste instante, a diferença entre Knicks e Atlanta é de duas partidas, sendo que os Hawks têm dois jogos a mais que o adversário por fazer (6 a 4). O Cleveland Cavaliers, décimo colocado, também tem chances, mas apenas remotas, de classificação. A vantagem para a oitava posição é de quatro jogos, mesmo número de vezes em que a equipe de Anderson Varejão entrará em quadra antes do término da temporada regular. Os sete times do Leste já classificados para os playoffs são: Miami Heat (1º), Indiana Pacers (2º), Toronto Raptors (3º), Chicago Bulls (4º), Brooklyn Nets (5º), Washignton Wizards (6º) e Charlotte Bobcats (7º).

Pela Conferência Oeste, extremamente mais forte e competitiva que a Leste, ainda restam três vagas para a pós-temporada. Brigam por elas: Golden State Warriors, Dallas Mavericks, Phoenix Suns e Memphis Grizzles. A melhor situação é a do time de Stephen Curry, que ocupa a sexta colocação, ainda tem cinco partidas por fazer e possui três jogos de vantagem sobre o nono colocado, Grizzles. A franquia de Memphis, aliás, é a que vive o pior momento, já que é a única entres estas quatro que vem de derrota. O time também entrará em quadra mais cinco vezes, porém, está um jogo atrás dos Suns, e a dois de desvantagem dos Mavericks.

Falando na equipe de Dallas, ela terá mais quatro jogos antes do fim da temporada regular, sendo que os dois últimos serão confrontos diretos contra Phoenix (em casa) e Memphis (fora), respectivamente. Assim, depende apenas das próprias forças para retornar aos playoffs após uma temporada de ausência. Outro duelo direto que acontecerá valendo vaga aos playoffs será entre Memphis e Phoenix, na última rodada. San Antonio Spurs (1º), Oklahoma City Thunder (2º), Los Angeles Clippers (3º), Houston Rockets (4º) e Portland Trail Blazers (5º) já estão garantidos na pós-temporada da NBA, que começa a ser disputada no próximo dia 19.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por