O brasileiro Nelsinho Piquet disputou sua primeira corrida na Sprint Cup Series, categoria principal da Nascar, neste domingo (10). O piloto sobreviveu a uma prova marcada por duas bandeiras vermelhas em Watkins Glen e terminou na 26ª colocação.
"Foi um final de semana intenso, cheio de altos e baixos. Passamos por situações bem difíceis para evitar as confusões e no fim do dia o 26º lugar não foi tão ruim, considerando nossas limitações. O objetivo do time era o 30º posto, então fico contente por ter superado a meta", disse o piloto de 29 anos.
O 26º posto alcançado pelo brasileiro no volante de seu Ford Fusion foi o melhor resultado da Randy Humphrey Racing na Nascar. O filho de Nelson Piquet, com passagem pela Fórmula 1, foi o primeiro brasileiro a terminar uma corrida da elite da Nascar em 11 anos.
A jornada de Nelsinho em Watkins Glen foi dificultada pelo pouco tempo de pista na sexta-feira, já que o carro passou boa parte dos treinos livres na garagem. Depois de classificar o carro no 32º lugar, ele adotou uma estratégia diferente da maioria na prova ao aproveitar a primeira bandeira amarela na 11ª volta para fazer seu pit-stop.
A corrida então teve um longo período em bandeira verde. Conforme os adversários faziam suas paradas, Nelsinho avançava na pista. Ele chegou a andar na 14ª colocação. Com o passar das voltas, no entanto, o carro #77 não sustentou a posição dentro do top-15.Com a perda de ritmo, Nelsinho acabou virando retardatário na segunda rodada de pit-stops. Mas a cinco voltas do final o piloto brasileiro, beneficiado por uma regra da Nascar, retornou à mesma volta do líder para a última relargada da corrida de Watkins Glen.
"Na prova, nossa estratégia era trabalhar o acerto do carro nas paradas, brigar para permanecer na volta do líder e poupar freios para tentar alguma coisa no final. Deu para cumprir. Foi uma pena que para desviar de um acidente tive um toque na parte final da corrida, então o carro ficou empenado e a partir de então foi questão apenas de sobrevivência", disse.
Nelsinho volta às pitas em duas semanas para disputar o Mundial de Rally, em Daytona. "Com certeza, vir aqui e brigar no final do pelotão é uma experiência diferente de brigar pelo título no rallycross. Mas não poderia perder a oportunidade de andar na Sprint Cup e rever todos na Nascar", disse o piloto.