(Erbs Jr./ Framephoto/ Estadão Conteúdo/ Arquivo)
No último sábado (13), o jornal americano The New York Times publicou uma matéria sobre a culinária carioca. No entanto, o texto criticava a comida do Rio e, principalmente, o biscoito Globo, um dos queridinhos dos cariocas e iguaria bastante comum nas praias do Estado.
O jornalista afirma no texto que os biscoitos não têm gosto. “É uma textura e nada mais – é ar que se transformou em uma bolacha em forma de donut. Estalar um em sua boca é como se seus dentes estão em uma festa para a qual a língua não foi convidada”. O repórter não poupou nem mesmo a fábrica do biscoito, já que a visitou para fazer a matéria. “A fábrica parece que não passa por uma reforma por algumas décadas”.
Entretanto, ele elogiou algumas iguarias da cidade, como o churros e as várias possibilidades de barraquinhas que vendem sucos naturais. Mas ainda assim a matéria caiu no desgosto dos brasileiros, que não deixaram por menos: criticaram o jornal, o jornalista e até mesmo os americanos. Veja alguns dos tweets:
Criador está chateado
Em entrevista ao site G1, Marcelo Ponce, filho de Milton Ponce, um dos sócios do biscoito Globo, disse que o pai está chateado com as declarações do jornalista como um todo, e não só pelo biscoito, mas que está feliz com a resposta dos brasileiros pela internet.
"Meu pai está com 80 anos. Recebeu o jornalista aqui na fábrica e está chateado. Não por terem falado mal do biscoito. Disseram que é insosso, sem sal e sem gosto, e isso é uma questão de gosto. Ele está chateado porque falaram mal da culinária carioca como um todo. Mas ele [o pai], por outro lado, está muito feliz com a repercussão positiva na internet, nas redes sociais, com todos nos defendendo".