Neymar e mais 17: Com craque do Barcelona na lista, Rogério Micale convoca Seleção Olímpica

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
28/06/2016 às 22:58.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:05

Com a marca da improvisação, a Seleção Brasileira que vai buscar a inédita medalha de ouro olímpica nos Jogos do Rio será convocada hoje, às 11h, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.

E a única certeza nos 18 nomes que serão chamados é o atacante Neymar, liberado pelo Barcelona numa negociação que incluiu a ausência dele na Copa América Centenário, nos Estados Unidos.

O responsável pela lista será o técnico Rogério Micale, da Seleção sub-20, que acabou “ganhando” a equipe olímpica, a qual comandou em vários amistosos preparatórios desde a demissão do técnico Dunga, que dirigiria o time nos Jogos do Rio.

A saída do treinador da Seleção principal, após o fracasso na Copa América Centenário, aconteceu apenas um dia antes da confirmação da comissão técnica da Olimpíada ao COI.

Como o acerto com Tite ainda não tinha sido feito, a solução mais simples encontrada pela cúpula da CBF foi efetivar Micale.

Além do prazo curto, o novo treinador da Seleção principal não se mostrou disposto a encarar a pressão de buscar a inédita medalha de ouro olímpica dentro de casa, principalmente por causa do fantasma dos 7 a 1 para a Alemanha, em 2014 (assista abaixo).

Provisórios

Dos 18 jogadores que serão convocados hoje, três podem ter idade superior a 23 anos. Uma das vagas é de Neymar. A outra, a diretoria da CBF garante ser de Douglas Costa, meia-atacante do Bayern de Munique, da Alemanha.

O terceiro “experiente”, provavelmente, será um goleiro. E os nomes da posição que fazem parte da lista preliminar de 35 jogadores, entregue ao COI em 15 de junho, são Fernando Prass (Palmeiras), e Alisson (ex-Internacional, vendido à Roma, da Itália).

O planejamento inicial era Ederson, do Benfica (Portugal), que tem idade olímpica, ser o titular. Os outros nomes para a posição enviados ao COI, com menos de 23 anos, são Jordi (Vasco) e Uilson (Atlético).

Além de a liberação de Ederson ainda não estar 100% acertada, o medo é que, se ele for chamado, mas se machucar ou for suspenso, o gol ficará entregue a um jogador sem experiência.

A convocação de hoje terá os 18 nomes com os quais Micale pretende contar na Rio-2016. Caso algum problema de liberação por parte de clubes europeus aconteça, a relação pode sofrer alterações até o dia 18 de julho.

Relembre o que disse o técnico Tite sobre assumir a Seleção Olímpica:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por