Dona do melhor ataque da Copa, a Holanda enfrenta a seleção do México uma das equipes que sofreu apenas um gol na competição, além de Bélgica e Costa Rica – hoje, às 13 horas, no Estádio Castelão, em Fortaleza (CE). O jogo é válido pelas oitavas de final da Copa.
A partida coloca frente a frente o ataque de Robben e Van Persie – que, com três gols cada, ajudaram a Holanda a chegar aos dez gols feitos –, e a sólida defesa mexicana, liderada pelo experiente zagueiro Rafa Márquez e pelo goleiro Ochoa.
O técnico holandês Louis Van Gaal manifestou sua preocupação com o forte calor na capital cearense. “Vai afetar o jogo”, diz o técnico, que solicitou à Fifa as paradas técnicas para reidratação dos atletas.
A Holanda teve 100% de aproveitamento na fase de grupos. Na estreia, goleou a Espanha, atual campeã do mundo, por 5 a 1. No jogo seguinte, vitória suada sobre a Austrália, por 3 a 2. Na última partida da primeira fase, contra o forte time chileno, nova vitória, por 2 a 0.
A única baixa dos europeus é o volante reserva Leroy Fer, autor do primeiro gol contra o Chile e que teve uma lesão na coxa. Van Persie deve voltar ao time titular.
O México, que se classificou em segundo lugar do Grupo A, o mesmo do Brasil, também joga com o time próximo do ideal. O único desfalque é o volante José Vázquez que, suspenso com dois amarelos, dará lugar a Salcido. Chicharito Hernándezvem entrando bem nas partidas e pode substituir o jovem Giovani dos Santos.]
O México estreou na Copa vencendo Camarões por 1 a 0. Na partida seguinte, os mexicanos se fecharam contra o Brasil e garantiram o empate em 0 a 0. Na última partida da fase de grupos, venceu a Croácia por 3 a 1.
O último confronto entre holandeses e mexicanos em uma Copa ocorreu em 1998, na França, quando as equipes empataram em 2 a 2, resultado que garantiu a classificação dos dois times para a fase seguinte. Naquele campeonato, o México ainda seria eliminado pela Alemanha nas oitavas, enquanto a Holanda resistiria até as semifinais, quando perderia nos pênaltis para o Brasil.