(FIVB/divulgação)
O Brasil estreou com derrota na Liga Mundial 2017. Na primeira partida oficial de Renan dal Zotto à frente da equipe campeã olímpica, substituindo Bernardinho, em Pesaro, na Itália, a Polônia, vencedora da competição em 2012, acabou levando a melhor no tie-break: 3 a 2 – 25/20, 20/25, 19/25, 25/22 e 15/8. Neste sábado o time verde e amarelo volta à quadra para encarar o Irã, ao meio-dia (de Brasília).
Renan manteve a base da equipe que conquistou o ouro ano passado, em casa, com Thiago Brendle como líbero, com a aposentadoria de Sérgio Escadinha. O Brasil chegou a liderar a primeira parcial, mas esbarrou na recuperação dos poloneses, que levaram a melhor nos contra-ataques para sair em vantagem. Com o passe funcionando e a bola chegando às mãos do levantador Bruninho, o segundo set foi marcado pela boa participação do oposto Evandro, do Sada Cruzeiro (que fecharia a partida como maior pontuador, com 22 pontos) e do ponteiro mineiro Lucarelli, o que se repetiu na terceira parcial.
A superioridade verde e amarela se manteve no início da quarta série, até que o cenário da primeira se repetiu: os erros na definição dos pontos e o momento de desatenção permitiram à equipe europeia igualar o marcador e levar a decisão para o quinto set. Saque e bloqueio dos jogadores comandados pelo italiano Di Giorgi fizeram a diferença e levaram a Polônia a abrir 7 a 3. Com a vantagem confortável, bastou administrar e trocar pontos com os brasileiros para fechar a partida, resultado bastante comemorado.