Nova categoria desafia Senna, Piquet e Prost

Álvaro Castro - Hoje em Dia
22/11/2014 às 11:17.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:07
 (Fórmula E/Divulgação)

(Fórmula E/Divulgação)

Em tempos de uma Fórmula-1 meio sem graça, com campanhas pífias de grandes pilotos como Fernando Alonso e Sebastian Vettel, uma nova categoria chama atenção pelos sobrenomes de grife no grid. É a Fórmula E, cuja segunda prova aconteceu nesta madrugada, na Malásia -na prova neste sábado (22), o brasileiro Lucas di Grassi conseguiu a segunda colocação da etapa.   Disputada por carros elétricos, a categoria vem relembrando grandes duelos que marcaram o automobilismo nas décadas de 80 e 90: Senna, Piquet, Prost e Brabham correm juntos na mais ecológica disputa da atualidade.   É claro que não se trata dos lendários campeões que encheram os olhos dos amantes da velocidade, mas de seus herdeiros Nelsinho (filho de Nelson Piquet), Bruno (sobrinho de Ayrton Senna), Nicolas (filho de Alain Prost) e Matthew (neto de Jack Brabham). Mesmo sem o brilho de outrora, acompanhar todos estes famosos sobrenomes alinhados no grid desperta, no mínimo, a curiosidade daqueles que apreciam a velocidade.   “É a primeira vez que competimos juntos. Acho que vai ser bem interessante para o público e talvez atraia um pouco do pessoal que curte a F-1”, disse Bruno ao blog Fórmula 1, do jornal gaúcho “Zero Hora”, em setembro.   Nelsinho chegou com boa expectativa à F-1 em 2008, pela Renault. Porém, os resultados não foram consistentes e ele acabou demitido, sob forte polêmica, após reconhecer que havia provocado um acidente na etapa de Cingapura no ano de estreia para favorecer o companheiro Fernando Alonso. Antes de se aventurar nos carros elétricos, ainda correu pela Nascar por quatro temporadas.   Já Bruno correu na categoria mais famosa entre 2010 e 2012, também sem bons resultados, enquanto Nicolas Prost fez carreira em provas de Endurance e não se destacou em categorias de acesso, como a Fórmula 3. Caçula da turma, aos 20 anos, Matthew correu na Austrália e em categorias de acesso à Fórmula Indy, nos EUA, antes de ser anunciado na Fórmula E.   Outros atletas que passaram pela categoria de elite do automobilismo mundial também estão no grid, como o brasileiro Lucas di Grassi, além de Sébastien Buemi, Jarno Trulli e Nick Heidfeld.   Além de promover novas disputas, a Fórmula E servirá também como laboratório no desenvolvimento de novas tecnologias para outras competições chanceladas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).   Calendário   China (Pequim)  13 de setembro Malásia (Putrajaya) 22 de novembro Uruguai (Punta del Leste) 13 de dezembro  Argentina (Buenos Aires) 10 de janeiro EUA (Miami) 14 de março EUA (Long Beach) 4 de abril  Mônaco 9 de maio Alemanha (Berlim) 30 de maio Inglaterra (Londres) 27 de junho

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