ESTREIAM SÁBADO

Nova temporada: Atlético e Cruzeiro ainda vivem momentos distintos, mas Raposa diminuiu a diferença

Alecsander Heinrick
@alecshms
Publicado em 20/01/2023 às 09:00.

Disputa em 2023 deve ser mais equilibrada, apesar do Atlético ainda ser superior (Staff Images/Cruzeiro)

Atlético e Cruzeiro estreiam na temporada 2023 neste sábado (21), pelo Campeonato Mineiro. Os dois clubes ainda vivem momentos distintos de suas histórias, mas a Raposa conseguiu diminuir a distância em 2022 e pode fazer bonito neste ano se o Galo não se recuperar do último ano ruim.

No fim de 2021, quando o Atlético dominou o Brasil conquistando o Brasileirão e a Copa do Brasil, e o Cruzeiro fez mais uma temporada ruim na Série B, se encaminhado para o terceiro ano seguido na segundona, a distância entre os clubes se mostrava enorme, com a sensação de que a Raposa levaria anos para voltar a alcançar o rival. 

No entanto, em 2022, Ronaldo Fenômeno e Paulo Pezzolano fizeram do Cruzeiro um time competitivo, que dominou a Série B e a conquistou com facilidade, recolocando o clube na primeira divisão. Do outro lado, após o ano mágico de 2021, o Atlético viveu meses ruins, em que praticamente nada deu certo. Por isso, a sensação é que a Raposa diminuiu bem a diferença, que ainda é grande.

Ronaldo comprou a SAF do clube e vem resolvendo nos bastidores, enquanto Pezzolano resolve o time em campo (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

O Atlético segue com poderio financeiro e com qualidade do elenco bem superior ao Cruzeiro, como disse o próprio Pezzolano. Ainda assim, o Galo vive momentos delicados financeiramente, enquanto a Raposa segue cada vez mais organizada nesse quesito.

Em campo, apesar da reformulação de mais de 70% do elenco, o time celeste tem o trunfo da continuação do treinador e a manutenção de alguns jogadores que foram importantes em 2022, além, claro, de ter se reforçado com atletas de mais qualidade, acostumados com a elite do futebol brasileiro. O Atlético também passa por um recomeço. Mesmo que a base do elenco tenha sido mantida, com a perda de alguns jogadores, mas que já foram repostas, o ponto principal é como o time vai se comportar com o comando do argentino Eduardo Coudet, que tem a missão de recuperar o nível de futebol apresentado em 2021.

Coudet será responsável por ajudar a recolocar o Atlético na briga pelos principais títulos (Pedro Souza/Atlético)

Em resumo, a distância entre os clubes ainda é grande, mas os dois vão precisar se provar, em diferentes níveis, nessa temporada. O Cruzeiro precisa mostrar que voltou de vez para ficar na Série A, provando ser um time competitivo para avançar nas etapas da sua reconstrução. Enquanto isso, o Atlético tem que provar que ainda pode competir com os principais times pelos principais títulos, o que não conseguiu em 2022. Para isso, o trabalho de Coudet e os reforços precisam entrar em sintonia e mostrar resultados.

O Atlético entra em campo às 16h30 deste sábado, no Independência, contra a Caldense. O Cruzeiro joga mais tarde, às 19h, em Patrocínio, contra o Patrocinense.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por