Somente sequências improváveis de vitórias de Atlético ou Grêmio podem tirar o título das mãos do Fluminense. Quem afirma são os responsáveis pelo site Infobola e pelo Departamento de Matemática da UFMG, que apontam o tricolor carioca com mais de 90% de chance de faturar o caneco.
Segundo avaliação do matemático Tristão Garcia, o Fluminense, que possui 68 pontos, nove a mais que o segundo colocado, Atlético, tem 95% de possibilidades de conquistar o Brasileirão. Já o departamento de estatísticas da UFMG assinala 92,7% de chances para os cariocas. Os números que apontam o amplo favoritismo tricolor estão relacionados ao afunilamento da competição. Como ainda faltam oito rodadas e 24 pontos em disputa, o Flu conquistaria a peleja com cinco triunfos. Se conseguir metade da pontuação disponível (12 pontos), obrigaria o Atlético a faturar sete vitórias.
Libertadores
Se a disputa pela taça é complicada para o Galo, o mesmo não se pode dizer da possibilidade de conquista de uma vaga na próxima Libertadores. Brigando pela ponta da tabela, Fluminense (99%), Galo (98%), Grêmio (97%), estão muito bem contados na avaliação de Tristão Garcia. São Paulo (73%) e Vasco (29%) são os favoritos na disputa pela quarta vaga, caso nenhum brasileiro vença a Sul-Americana. Com os tropeços no final de semana, Internacional (2%) e Botafogo (1%) correm por fora, assim como o Santos, oitavo colocado.
O mesmo ocorre nos dados da UFMG, mas, desta vez, o Cruzeiro teria uma possibilidade quase remota de disputar o torneio continental no próximo ano. Segundo o levantamento, Fluminense (99,9%), Atlético (97,5%) e Grêmio (94,8%) estão quase lá. São Paulo (68,8%) e Vasco (29,7) brigariam pela quarta vaga, enquanto Inter (6,3%) e Santos (1,1%) concorrem por fora. A Raposa, com chance de 0,24% faz companhia a outros sete clubes que teriam menos de 1% de possibilidade de conquistar a vaga.
Raposa tem chances mínimas de cair
Os quatro pontos conquistados nos últimos dois jogos trouxeram alívio para o Cruzeiro quando o assunto é briga contra a degola. Segundo os números de Tristão, os favoritos à queda são Atlético-GO (99%) e Figueirense (97%). No entanto, a situação de Sport e Palmeiras também é complicada. O alviverde possui 94% de chances de cair, enquanto o rubro-negro assinala a possibilidade de 93% de frequentar a Série B em 2013. A Raposa, que tinha 1% ao final da 29ª rodada, agora nem aparece nas contas daqueles que possuem chance mínima de frequentar a segundona. Fazem parte da turma Bahia (7%), Flamengo (5%), Ponte Preta e Portuguesa (2%), além do Coritiba (1%).
O panorama é semelhante no estudo dos matemáticos da UFMG. Segundo eles, o Cruzeiro teria 0,72% de chance de figurar na zona da degola. Nada assustador se comparado ao Atlético-GO (97,6%), Figueirense (93,9%), Palmeiras (90,6%) e Sport (86,3%). Flamengo (9,4%), Bahia (9,2), Ponte Preta (5,5%) e Portuguesa (4,1%) possuem possibilidades remotas de disputar a Série B.
Segundo as contas dos matemáticos, com 45 pontos o clube com certeza escapará da Segunda Divisão. Para se ter uma ideia, o Palmeiras, que tem 26 pontos, somente se livraria da degola com seis vitórias e um empate. Atlético-GO (23) e Figueirense (25) precisam de sete vitórias para afastar o risco, ou seja, somente uma sequência improvável livra as equipes da Série B em 2013.