Obras de recapeamento no entorno da UFMG para a realização da Stock Car vão sobrecarregar o trânsito na Pampulha, com reflexos nas vias internas da cidade universitária. A previsão foi feita pela instituição de ensino, que é vizinha ao circuito do evento esportivo, previsto para acontecer em agosto em Belo Horizonte. Segundo a UFMG, a intervenção também impedirá o acesso ao estacionamento do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).
Em nota, a UFMG destacou que as obras, que tiveram início na terça-feira (19), estariam ocorrendo à revelia da universidade. Uma reunião já foi feita com o titular da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique Castilho, para tratar do assunto.
Na ocasião, o representante da prefeitura alegou que a interdição total da avenida Rei Pelé, entre as avenidas Coronel Oscar Paschoal e Antônio Abrahão Caram, faz parte do plano de obras de recapeamento e adequação geométrica viária do município.
A universidade contesta e diz que as obras são "indissociáveis do acordo firmado pela PBH para a realização da corrida no entorno da UFMG". Para a instituição, haverá "grave e imediato" prejuízo à circulação e ao transporte público nas cercanias da Escola de Veterinária e do Centro Esportivo Universitário (CEU).
Ainda durante a reunião, os representantes da faculdade entregaram um documento em que descrevem os impactos que as obras de preparação para a corrida já começam a provocar no cotidiano da universidade, cinco meses antes de sua realização. No registro, a UFMG antecipou que o impedimento do acesso ao estacionamento do ICB, que tem capacidade para 500 veículos, irá provocar uma sobrecarga no trânsito e vias internas do campus.
Segundo a UFMG, o superintendente comprometeu-se a colaborar em ações pontuais de mitigação dos impactos da obra, mas defende que a PBH tem prerrogativa para realizar as intervenções nas vias urbanas que julgar necessárias, como o recapeamento no entorno do Mineirão, uma vez que foram aprovadas pelos órgãos competentes.
Em nota enviada ao Hoje em Dia, a PBH lamentou os "transtornos temporários que possam ser ocasionados" e esclareceu que não é possível realizar obras de reconstrução de pavimentação e recapeamento sem interditar o tráfego no local.
A reportagem do Hoje em Dia entrou em contato com a organização do evento e aguarda retorno.
Deputados visitam reitora da UFMG
Os deputados da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) irão visitar a reitora da UFMG, Sandra Goulart, nesta quinta-feira (21), para averiguar os impactos da realização de corridas de Stock Car sobre a Universidade.
*Estagiário sob supervisão de Ana Paula Lima
Leia mais