Na estreia de Alexandre Pato, deu tudo certo para o Corinthians. A equipe teve uma atuação convincente diante do Oeste e ainda viu o atacante marcar um gol na goleada por 5 a 0 no Estádio do Pacaembu, em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista. Guerrero fez dois e o placar poderia ser mais largo se Emerson não perdesse um pênalti.
O Corinthians tem agora 10 pontos, enquanto que o Oeste segue com um, na zona de rebaixamento para Série A2 do Paulistão. Na próxima rodada do estadual, o elenco corintiano enfrenta o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, na quarta-feira. Já o Oeste vai até Jundiaí, também na quarta-feira, para pegar o Paulista.
O JOGO - Os minutos iniciais da partida foram marcados pela troca de passes entre os titulares do Corinthians. Com dificuldades para furar a barreira do Oeste, a equipe da capital tinha avanços tímidos. Até que surgiu Alessandro. Aos 9 minutos, o jogador recebeu bom passe de Paulinho pela direita, desceu até a lateral e cruzou na medida para Guerrero. De cabeça, o atacante mandou a bola para o fundo da rede, abrindo o placar no Pacaembu.
O gol pareceu ter desestabilizado o Oeste, que vinha conseguindo frear as investidas corintianas. Aproveitando-se desse baque, a dupla Alessandro/Guerrero atacou novamente. Em jogada muito parecida à que resultou no primeiro gol, Alessandro, aos doze minutos, cruzou da direita. A bola encontrou a cabeça de Guerrero, que não perdeu tempo para ampliar o placar.
Com a folga no marcador, o Corinthians, com ampla posse, voltou a tocar a bola no meio de campo, resistindo aos esparsos ataques do Oeste. Mas ainda teria tempo para outro gol antes do fim do primeiro tempo. Aos 40 minutos, Emerson puxou contra-ataque, carregou a bola até a entrada da área e tentou tabela com Guerrero. Na divida com o goleiro do Oeste, a bola sobrou livre para Paulinho, que só tocou para o fundo do gol. Fim de primeiro tempo e 3 a 0 para o Corinthians.
A segunda etapa começou como a primeira: Corinthians tocando a bola e Oeste com a retranca fechada. Emerson chegou a perder um pênalti aos nove minutos, após chutar rasteiro na trave direita. Mas isso não mudou em nada o rumo do jogo: aos 24 minutos, Danilo chutou forte da entrada da área, direto para o quarto gol corintiano.
O gol, na verdade, serviu para deixar ainda mais alegre a estreia de Alexandre Pato, que entrou em campo no minuto seguinte, no lugar de Guerrero. E a estreia foi em grade estilo. Em seu primeiro toque de bola, Pato recebeu de Paulinho na direita e chutou. Fernando Leal defendeu, mas, no rebote, o camisa 7 fez o quinto gol corintiano, aos 28 minutos.
Pato, contratado por 15 milhões de euros junto ao Milan, assim, mantém a tradição de marcar em todas as estreias. Foi assim pelo Inter e pelo Milan e nas seleções sub-20 e principal.
FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS 5 X 0 OESTE
CORINTHIANS - Danilo Fernandes; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho (Guilherme), Jorge Henrique e Danilo (Douglas); Emerson e Guerrero (Pato). Técnico: Tite.
OESTE - Fernando Leal; Dedê, Eduardo (Vitinho), Dezinho e Ligger; Paulo Vitor (Lelê), Ricardo Oliveira, Hudson e Everton Dias (Gilmar); Wanderson e Seginho. Técnico: Roberto Cavalo.
GOLS - Guerrero, aos 9 e aos 12, e Paulinho, aos 40 minutos do primeiro tempo; Danilo, aos 24, e Alexandre Pato, aos 28 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Leandro Bizzio Marinho.
CARTÕES AMARELOS - Hudson, Paulo Vitor, Fernando Leal, Dedê.
CARTÃO VERMELHO - Lelê.
RENDA - R$ 1.205.663,08.
PÚBLICO - 36.480 pagantes.
LOCAL - Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).
http://www.estadao.com.br