A Polícia Militar realizou nesta quarta-feira uma simulação de resgate de reféns em ônibus do BRT na estação Golfe Olímpico, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. O exercício é parte do treinamento do plano de segurança dos Jogos Olímpicos de 2016.
Na simulação, cinco bandidos invadiram um ônibus biarticulado e fizeram dez reféns. Houve troca de tiros com balas de festim. Na ação, a polícia prendeu os sequestradores e as vítimas foram prontamente atendidas, inclusive com atendimento de paramédicos.
Cerca de 60 agentes participaram da ação simulada, a maioria formada por policiais da Unidade de Intervenção Tática (UIT) do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). O exercício também contou com cães do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e o apoio aéreo do Grupamento Aeromóvel (GAM) - uma das pistas da Avenida das Américas ficou fechada por alguns minutos para o pouso de um helicóptero. Voluntários civis também participaram após instrução prévia.
De acordo com a PM, o exercício não foi realizado visando ao combate ao terrorismo - uma preocupação sempre presente em uma Olimpíada -, mas, sim, visando atos possíveis no cotidiano de uma grande cidade.