Ponte bate Botafogo e conquista primeira vitória da história no Rio

Gazeta Press
24/06/2012 às 21:45.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:04

Mais uma vez, o Botafogo decepcionou sua torcida. Em partida disputada na noite deste domingo, no Engenhão, o time de General Severiano foi derrotado pela Ponte Preta por 2 a 1. Foi a primeira vitória obtida pela equipe de Campinas diante de uma equipe carioca no Rio de Janeiro na história do Campeonato Brasileiro.

Com a vitória, a equipe paulista chegou aos nove pontos e agora ocupa a nona posição. Já o Botafogo que sofreu sua terceira derrota, segue com nove pontos mas caiu para o sétimo lugar da tabela de classificação. No final do jogo, a torcida vaiou muito os jogadores e o treinador Oswaldo de Oliveira.

A Macaca soube se defender com eficiência e aproveitou as oportunidades que surgiram para definir o resultado e conseguir um importante resultado. Já o Botafogo não conseguiu se encontrar em momento nenhum da partida.

Na próxima rodada, o Botafogo enfrentará o Corinthians no Pacaembu caso a CBF não confirme oficialmente o adiamento da partida do Timão em função dos compromissos da equipe paulista na Libertadores. A Ponte Preta volta ao Rio para encarar o Vasco em São Januário.

O jogo

O Botafogo começou a partida no ataque e logo no primeiro minuto, Andrezinho aproveitou boa jogada de
 Vitor Júnior e chutou forte para boa defesa de Edson Bastos. O lance animou a equipe alvinegro que voltou a incomodar o goleiro campineiro aos quatro minutos em cobrança de falta de Andrezinho, mas Edson Bastos defendeu em dois tempos.

A iniciativa de ataque era toda do Botafogo enquanto a equipe paulista não conseguia se organizar e apenas se defendia mas acabou marcando o primeiro gol aos 15 minutos. Nikão foi lançado em profundidade por Lucas que se aproveitou dos espaços deixados pela defesa carioca. Nikão driblou o goleiro Jéfferson e tocou para o gol vazio.

O time comandado por Oswaldo de Oliveira sentiu o golpe mas partiu para cima da Ponte em busca do gol de empate mas a atuação irregular de Fellype Gabriel impedia que as ações ofensivas fossem bem sucedidas. Enquanto isso, a Ponte Preta segurava a bola para esfriar e irritar o adversário. Loco Abreu que voltava ao time, tentava se movimentar bastante para confundir a defesa mas era obrigado a sair da área para tocar na bola.

No jogo áereo, a Ponte Preta incomodava. Aos 27 minutos, após cobrança de escanteio, Ferron subiu mais do que a zaga carioca e cabeceou com perigo. O lance mostrou a fragilidade da defesa alvinegra na jogada aérea e aos 33 minutos, o goleiro Jéfferson hesitou ao sair para cortar um cruzamento e a Roger, livre, cabeceou para fora, desperdiçando uma ótima oportunidade.

Mesmo sem jogar bem, o Botafogo chegou ao empate aos 43 minutos. Márcio Azevedo invadiu a área pela esquerda e foi derrubado por Tiago Alves. Pênalti que Andrezinho cobrou com muita categoria, colocando no canto esquerdo de Edson Bastos, definindo o placar da primeira etapa.

Antes do primeiro minuto do segundo tempo, o goleiro Edson Bastos foi obrigado a trabalhar. Ele mandou para escanteio um chute forte de Vitor Júnior. O time alvinegro seguiu pressionando e uma tabelinha entre Andrezinho e Vitór Júnior foi cortada por Ferron na pequena área quando o atacante tentava concluir.

Quando tudo indicava que o time de General Severiano chegaria ao segundo gol, a Ponte Preta desempatou a partida aos oito minutos. Nikão recebeu no meio campo e enfiou para Ricardinho que penetrou pela esquerda e mandou uma bomba sem chances para Jéfferson.

Insatisfeito com o rendimento do time, o técnico Oswaldo de Oliveira trocou Loco Abreu por Elkeson, substituição que não foi bem recebida pela torcida que ensaiou algumas vaias para o treinador.

Aos 19, a Macaca desperdiçou mais uma ótima chance. Roger deu um passe perfeito para André Luís que entrou livre e, na saída de Jéfferson, tocou para fora. Maicosuel também entrou no lugar do apagado Fellype Gabriel mas o time alvinegro continuou jogando de forma confusa, fazendo uma pressão desordenada que era bem bloqueada pela defesa campineira.

Para piorar a situação da equipe carioca, Andrezino sentiu dores nas pernas e só continuou em campo porque Oswaldo de Oliveira tinha esgotado as substituições. O lateral Márcio Azevedo era o único que tentava criar jogadas e suas investidas só eram barradas com faltas como aconteceu aos 37 minutos, mas a cobrança executada por Elkeson acabou bloqueada pela zaga quando o goleiro Edson Bastos já tinha passado da bola.

Nos minutos finais, o Botafogo partiu de forma desordenada para tentar o empate mas a Ponte Preta soube se defender e garantir o importante resultado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por