A rivalidade centenária do dérbi campineiro terminou com vitória alvinegra na tarde deste sábado. No Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, a Ponte Preta derrotou o maior rival, o Guarani, por 3 a 1, pela terceira rodada do Paulistão. Principal contratação da equipe para a temporada, o meia Ramírez estreou com gol e ainda deu assistência para Bruno Silva. William marcou o outro gol do visitante.
Com o resultado, a Ponte Preta manteve a invencibilidade e assumiu a liderança provisória, com sete pontos. A equipe pode ser igualada na tabela ainda neste sábado, pelo Linense, se vencer o Ituano. No domingo, o Santos pode retomar a ponta, em duelo com o Bragantino. Já o Guarani ainda não venceu no Estadual. Tem apenas um ponto na classificação.
De quebra, a Ponte diminuiu a diferença de vitórias sobre o maior rival em dérbis. No clássico de número 190, a Ponte Preta chegou ao seu 61º triunfo. O Bugre venceu outras 66 vezes e ainda aconteceram 62 empates - um resultado não foi confirmado.
O Guarani surpreendeu e foi para o jogo com um time mais conservador, com cinco homens no meio-campo. Isto fez com que os donos da casa começassem melhores, controlando a partida com maior posse de bola, mas sem levar perigo à defesa do adversário.
A Ponte Preta, por sua vez, tinha uma estratégia bem clara de explorar a velocidade para tentar marcar. Dessa forma, Chiquinho conseguiu criar duas boas jogadas, mas errou na hora da execução e acabou facilitando para a defesa bugrina.
Aos 29 minutos, porém, a Ponte não desperdiçou outra chance. Wellington Bruno fez jogada pela direita e cruzou na medida para William, que mostrou desviou de cabeça no canto esquerdo de Emerson. Vendo o adversário criar chances de ampliar, o Guarani foi para cima apenas nos minutos finais.
Sempre jogando pelo lado direito, o time criou boa chance com Eusébio e empatou a partida com Fumagalli. Após levantamento, Siloé tentou dominar no peito e a bola sobrou para o meia, que bateu de primeira. O goleiro Edson Bastos tocou na bola, mas não evitou o empate aos 43 minutos.
Ao contrário do início da partida, foi a Ponte Preta quem controlou as ações nos primeiros minutos da segunda etapa. O time se lançou ao ataque, sempre pelas laterais. Os dois treinadores resolveram mexer nos times para tentar mudar o panorama. Badalado antes mesmo de sua chegada, o meia Ramírez entrou em campo pela primeira vez no lugar de Wellington Bruno. Zé Teodoro tentou responder na mesma moeda colocando o meia Wesley, mas a qualidade do peruano acabou fazendo a diferença.
Em seu primeiro toque na bola, praticamente, Ramírez marcou um golaço aos 22 minutos. Em cobrança de falta da intermediária, o meia encobriu o goleiro Emerson, que estava adiantado. O gol abalou o Guarani.
Dois minutos depois do segundo gol, a defesa bugrina ficou assistindo o time da Ponte Preta tocar a bola na intermediária. Sendo assim, Ramírez encontrou Bruno Silva livre na entrada da área. Com tranquilidade, o meio-campista bateu firme, sem chances de defesa para Emerson e ampliou o marcador.
O Guarani ainda tentou pressionar no ataque e deu espaço para a Ponte Preta construir uma vitória mais elástica. O goleiro Emerson, contudo, evitou um placar mais amplo.
A Ponte Preta volta a campo contra o Oeste, na próxima quarta-feira, às 19h30, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. No dia seguinte, o Guarani recebe o Bragantino, às 19h30, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas.