Depois de enfrentarem protestos no último sábado, Ponte Preta e Corinthians duelaram no "jogo da crise", neste domingo, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Um resultado positivo pela quinta rodada do Campeonato Paulista poderia selar as pazes com a torcida e evitar um desgaste neste início de temporada. Para a equipe da casa, com a vitória por 2 a 1, este foi o desfecho da partida. Para o Corinthians, a terceira derrota seguida deve pressionar ainda mais o técnico Mano Menezes, o elenco e a diretoria por mudanças e resultados melhores.
Marcando logo no início das duas etapas, a Ponte Preta conseguiu jogar com mais tranquilidade, sem precisar correr atrás do placar. Os jogadores do Corinthians, pressionados pela situação na partida e pela invasão do CT do clube no dia anterior, não conseguiram dar a resposta em campo.
No segundo tempo o jogo esquentou. Foram dois cartões amarelos para cada lado e mais dois vermelhos que resultaram na expulsão dos zagueiros corintianos Gil e Paulo André. A equipe da capital perdeu a terceira partida consecutiva, estacionou nos seis pontos e caiu para o quarto lugar no Grupo B. O próximo jogo é contra o Bragantino, nesta quarta-feira, no estádio do Pacaembu.
A Ponte Preta alcançou os seis pontos e segue em terceiro lugar no Grupo C. Nesta quarta, a equipe encara o Comercial, em Ribeirão Preto.
O JOGO - A Ponte Preta não perdeu tempo e abriu o placar logo aos três minutos. Ademir disparou pela lateral esquerda e cruzou para a área. Em uma bobeira da defesa, Alemão estava livre para chutar e balançar a rede. Na comemoração, o jogador subiu no alambrado e recebeu um cartão amarelo.
O Corinthians tentou usar os contra-ataques para chegar com velocidade. No lance que ofereceu mais perigo, Emerson aproveitou o espaço e arriscou de fora da área, mas a bola saiu pelo lado direito do gol. Já a equipe de Campinas criou boas oportunidades e chegou com velocidade pelas laterais. O jogo seguiu equilibrado até a parada técnica, aos 27 minutos.
Depois do pequeno descanso, o Corinthians voltou mais agressivo a campo. Em uma bola cruzada na área, Uendel cabeceou no ângulo, deixando o placar em 1 a 1. O jogador, que já atuou na Ponte Preta, não comemorou o empate. Logo depois, em uma jogada de bola parada, Emerson desviou de cabeça e quase virou o jogo, mas Roberto conseguiu espalmar e garantiu a igualdade no primeiro tempo.
O empate na primeira etapa não acalmou os ânimos da torcida corintiana. Durante o intervalo, torcedores gritaram contra Alexandre Pato e Emerson. A situação da equipe da capital ficou ainda mais complicada já no início do segundo tempo. Aos quatro minutos, Ferrugem recebeu livre na entrada da área, driblou o zagueiro Gil e mandou a bola para o gol, colocando a Ponte Preta novamente em vantagem.
Aos 8 minutos, o Corinthians perdeu uma grande chance de deixar tudo igual mais uma vez. Depois de uma troca de passes entre Emerson e Romarinho, Guerrero recebeu dentro da área, chutou, mas Roberto defendeu. No rebote, o atacante peruano tentou de novo, mas o goleiro da Ponte Preta protegeu a rede pela segunda vez.
Com a partida caminhando para o final, os técnicos das duas equipes fizeram substituições. Mano Menezes mexeu no ataque e colocou Alexandre Pato e Douglas. Mas com o cronômetro chegando à casa dos 40 minutos, Gil chutou Rossi caído no chão e foi expulso. Logo depois, o outro zagueiro, Paulo André, recebeu seu segundo cartão amarelo e também deixou a partida. Com 9 em campo e com a defesa desmontada, o Corinthians ainda viu a Ponte Preta chegar com perigo ao gol de Walter, mas sem mexer no marcador.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA 2 x 1 CORINTHIANS
PONTE PRETA - Roberto; Ferrugem, César, Diego Sacoman e Magal; Bruno Silva (Elizeu), Fernando Bob e Adrianinho; Silvinho, Ademir (Rossi) e Alemão (Tchô). Técnico: Oswaldo Alvarez (Vadão).
CORINTHIANS - Walter; Fagner, Gil, Paulo André e Uendel; Ralf, Guilherme, Danilo (Douglas) e Romarinho (Rodriguinho); Emerson e Guerrero (Alexandre Pato). Técnico: Mano Menezes.
GOLS - Alemão, aos 3, e Uendel, aos 32 minutos do primeiro tempo; Ferrugem, aos 4 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Alemão, Bruno Silva, Rossi e Fernando Bob (Ponte Preta); Guilherme e Fagner (Corinthians).
CARTÕES VERMELHOS - Gil e Paulo André (Corinthians).
ÁRBITRO - Marcelo Rogério.
RENDA - R$ 87.280,00.
PÚBLICO - 4.897 pagantes.
LOCAL - Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).
http://www.estadao.com.br