Por doping, COI retira ouro de ciclista em Atenas/2004

AE-AP
10/08/2012 às 11:00.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:21

Apenas alguns dias antes do prazo de oito anos expirar, o Comitê Olímpico Internacional (COI) retirou formalmente do ciclista norte-americano Tyler Hamilton, nesta sexta-feira, a medalha de ouro que o atleta conquistou na Olimpíada de Atenas, em 2004. O resultado obtido por ele foi anulado por causa do uso de doping.

Com a decisão do COI, o ouro da prova de estrada dos Jogos de Atenas de 2004 acabou ficando para o russo Viatcheslav Ekimov, que desta forma se tornou tricampeão olímpico, depois de ter levado o ouro na prova de perseguição em Seoul/1988 e na do contra-relógio em Sydney/2000.

Já o norte-americano Bobby Julich, que havia ficado em terceiro lugar em Atenas/2004, acabou subindo um degrau no pódio e garantiu a prata, enquanto o bronze foi herdado pelo australiano Michael Rogers, então quarto colocado em 2004.

Depois de anos de negativas, Hamilton admitiu ao programa "60 Minutes", da rede de TV CBS, no ano passado, que usou repetidamente drogas para melhorar a sua performance nas competições de ciclismo. Em seguida, o COI pediu para a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA, na sigla em inglês) que fornecesse documentações sobre o caso para poder redistribuir as medalhas daquela prova.

"A Hamilton será solicitado devolver a medalha e haverá uma troca de medalhas com os outros atletas", afirmou Mark Adams, porta-voz do COI, cujo estatuto prevê um limite de oito anos para alterar resultados olímpicos depois do acontecimento dos mesmos.

Após confessar ter feito uso de doping, Hamilton enviou uma carta ao presidente do COI, Jacques Rogge, no último dia 28 de junho, na qual ele se prontificou a devolver de forma voluntária a sua medalha e pediu pela retirada do seu nome do grupo de campeões olímpicos.

O Comitê Olímpico Russo pressionou por várias vezes para que o ouro fosse dado a Ekimov. Em 2006, os russos fracassaram na tentativa de tirar a medalha de Hamilton após terem um apelo negado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês). Porém, após o norte-americano confessar o uso de doping, Ekimov pode ser considerado de forma oficial um tricampeão olímpico.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por